Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Entre as dez melhores escolas do país (Brasil), só uma é pública

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entre as dez melhores escolas do país (Brasil), só uma é pública

Mensagem por LucasCFX em 13th Setembro 2011, 03:44


Só uma escola pública está entre as dez melhores do país, segundo as notas dos colégios brasileiros no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgadas nesta segunda-feira (12).

O Colégio de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), com 480 alunos matriculados, obteve média de 726,42 pontos no exame, em uma escala que vai de 0 a 1.000.

Apesar de ser a campeã no ranking das escolas públicas, a instituição federal está em oitavo lugar em comparação com os melhores colégios brasileiros.

A nota da escola federal foi 35 pontos menor do que a primeira do ranking geral do Enem - o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, obteve 761,7 pontos. Com isso, a pontuação do colégio da UFV, chamado de Coluni, foi 5% menor que a do São Bento.

Entre as escolas "top ten" do Enem, quatro são de Minas Gerais (VIVA MEU ESTADO!) - Bernuolli, Santo Antônio e o Coleguium, todas particulares, além do Coluni. Uma surpresa no ranking são os colégios do Piauí - o Instituto Dom Barreto ficou na segunda posição entre os melhores, enquanto o Educandário Santa Maria Goretti está na sétima posição.


Dedicação exclusiva

Exceção entre as escolas públicas, a maioria gerenciadas por governos estaduais e prefeituras, o Coluni (Colégio de Aplicação da UFV) é uma instituição federal - significa que a União é responsável pelo seu funcionamento.

Um dos seus diferenciais é ter professores com dedicação exclusiva às aulas que não podem ter outros empregos, afirma a orientadora educacional, Bárbara Lehner de Freitas.

- Os estudantes têm atividades o dia todo. Eles podem tirar dúvidas à tarde, fazer aulas de reforço, oficinas de redação e de laboratório, por exemplo.

Apesar disso, o curso não é integral. A escola oferece aulas apenas para o ensino médio - são quatro turmas de 40 alunos para cada ano, o que totaliza 160 estudantes em cada série.

Ao contrário do senso comum no mundo da educação, que diz que as aulas são melhores com turmas pequenas, as salas no Coluni são cheias. O diretor Hélio Paulo Filho afirma que isso não é um problema.

- Os alunos aprendem em salas grandes e ventiladas, todas equipadas com data show e computador. Não tem segredo para dar boas aulas: temos professores motivados, funcionários preparados e uma seleção rigorosa dos estudantes, que passam por um vestibulinho. Não há atraso nos salários dos professores.

Problemas de toda escola pública

O diretor afirma, no entanto, que o colégio passa por dificuldades parecidas com a das escolas públicas, como falta de professores.

- Estamos tendo problema com a reposição de docentes. Hoje, temos em torno de 30 professores, mas há vagas que não foram preenchidas, concursos que não saíram para contratar especialistas em sociologia e outras matérias. Estamos alinhando isso com o governo federal, mas o problema ainda não está resolvido.

As escolas federais - como IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e os Cefets (Centros Federais de Educação e Tecnologia) - costumam ter uma boa colocação no ranking do Enem. Tanto o diretor do Coluni quanto a orientadora afirmam que os governos e prefeituras deveriam aprender a gerenciar suas escolas com a rede federal.

- Costumo dizer que, se a presidente Dilma nos procurasse para divulgar a forma como o Coluni funciona, poderíamos melhorar a educação no país. Nós não podemos "exportar o modelo" para governos de Estado, mas queremos servir de inspiração para melhorar as escolas públicas.

avatar
LucasCFX
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75
Idade : 30
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum