Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilatação do Tempo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 11th abril 2008, 00:34

milo escreveu:A teoria da relatividade tem muitos aspectos. É uma teoria estabelecida. Isso não quer dizer que seja verdadeira.
Se amanhã provarem ou demostrarem que c não é absoluto, acaba a viajem no tempo.
Sim, claro. Se alguêm provar algo que viole a relatividade, teremos que arranjar outra teoria. Mas a realidade é que a Teoria da Relatividade explica muito bem como a natureza funciona...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 11th abril 2008, 14:58

Como teoria estabelecida, a dilatação do tempo, um dos aspéctos da TR, ao meu ver ainda não foi provado. Não se pode aceitar a viajem no tempo como um dogma. Volto a afirmar, as supostas provas dessa dilatação não são válidadas. A questão que me intriga, é porque não se faz a mesma experiência que fizeram com aviões e relógios atômicos em órbita. Pois viajando em velocidades diferentes na mesma altitude os relógios do satélite mais rápido, teria que necessariamente atrasar.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 12th abril 2008, 01:32

Como te disse antes, eles não teriam de se atrasar. A dilatação do tempo não é causada apenas pela velocidade mas também por a massa dos objectos. A massa da Terra é mais importante, neste caso, do que a velocidade desses satélites.
Dá uma vista de olhos em http://atomico.no.sapo.pt/08_03.html. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Safra 12th abril 2008, 20:58

(Sumido) XD < Oi pessoal, desculpem meu sumiço, estou sobrecarrecado por aqui, e somente agora estou estabilizado.. tongue Aproveitando sobre o assunto, alguém sabe se a luz sofre sobreposição, como ocorre nas ondas sonoras, quando atingimos Mach do som?
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 12th abril 2008, 22:23

Não consegui acessar o link que vc passou.
Desculpe minha teimosia, mas só quero entender, não acreditar.
Meu relógio vai andar mais rápido em órbita porque não sobre inteferência da gravidade. Na terra ele e seus componentes pesam, no espaço não. Na terra as engrenagens do relógio sobre uma pressão, no espaço estão livres. O tempo é o mesmo.
Voce acredita na experiência com aviões e relógios atômicos em 1971?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 13th abril 2008, 01:17

Safra2008 escreveu:(Sumido) XD < Oi pessoal, desculpem meu sumiço, estou sobrecarrecado por aqui, e somente agora estou estabilizado.. tongue Aproveitando sobre o assunto, alguém sabe se a luz sofre sobreposição, como ocorre nas ondas sonoras, quando atingimos Mach do som?
Olá Safra! Smile
A luz, como ondas electromagnéticas, sofre sim sobreposição. Tens a experiência das duas fendas para comprovar isso. Wink

Milo, claro que acredito que ocorreu a experiência em 1971 e acredito que os resultados dessa experiência foram comprovados por físicos profissionais.
Desculpa, mas não consigo perceber a razão por a qual tú duvidas que essa experiência com aviões comerciais tenha ocorrido...?
Quanto ao link que te dei, ele está correcto. Tenta acessar outra vez. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por tig 13th abril 2008, 18:05

A experiência dos aviões é verdadeira eu já li sobre isso em vários sitios Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 13th abril 2008, 20:18

A experiência dos aviões é verdadeira. questiono o resultado. Passaram-se 37 anos e não repetiram a experiência com tecnologias milhares de vezes superior as de 71. Seria como se os EUA tivessem feito um só teste com a bomba atômica.
Pelo que o carlos fala, a força gravitacional adianta o tempo enquanto a velocidade atrasa. É isso?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 14th abril 2008, 01:11

milo escreveu:Pelo que o carlos fala, a força gravitacional adianta o tempo enquanto a velocidade atrasa. É isso?
Não. O que eu digo é que tanto a velocidade como a força gravitacional atrasam o tempo. A dilatação temporal não é só causada por uma velocidade elevada, mas sim também, por uma massa elevada. É por isso que os relógios andam mais devagar, quanto mais perto estiverem da Terra. Wink
Se viajares numa nave por o espaço intergaláctico a uma grande velocidade, o teu tempo pessoal vai-se atrasar mais do que o meu, nem que seja apenas alguns segundos ou milésimas de segundo.
Se tú viveres aqui na Terra e se eu for viver para Júpiter, o meu tempo pessoal vai-se atrasar mais do que o teu, porque Júpiter é um corpo com mais massa que a Terra.
Tanto uma velocidade elevada, como uma massa elevada atrasam o tempo pessoal de quem sofre essas forças...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 14th abril 2008, 15:05

Entendi a teoria. Agora me diga. O que acontesse com nosso corpo e toda matéria quando o tempo se atrasa? Pela lógica, se vc viaja perto de c seu tempo passa mais devagar, se vc alcançar c e, hipoteticamente, não virar energia. Seu tempo pararia? Voce pararia como estátua?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 14th abril 2008, 18:38

milo escreveu:Entendi a teoria. Agora me diga. O que acontesse com nosso corpo e toda matéria quando o tempo se atrasa? Pela lógica, se vc viaja perto de c seu tempo passa mais devagar, se vc alcançar c e, hipoteticamente, não virar energia. Seu tempo pararia? Voce pararia como estátua?
Para alguêm que estivesse a olhar para mim, eu viraria mesmo quase estátua, como se estivesse estático, mas na minha visão (experiência pessoal), tudo estaria bem comigo, mas seria sim todo o mundo à minha volta que se tornaria estático. Mas isso é só a observação, porque as minhas funções fisiológicas continuariam operacionais e saudáveis. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 14th abril 2008, 18:46

mas na minha visão (experiência pessoal), tudo estaria bem comigo, mas seria sim todo o mundo à minha volta que se tornaria estático.

Não entendi essa parte. Todo mundo que estivesse com vc na nave? Voce poderia fazer tudo que faria se estivesse parado ou na terra? como andar, comer, etc.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 14th abril 2008, 18:49

milo escreveu:mas na minha visão (experiência pessoal), tudo estaria bem comigo, mas seria sim todo o mundo à minha volta que se tornaria estático.

Não entendi essa parte. Todo mundo que estivesse com vc na nave? Voce poderia fazer tudo que faria se estivesse parado ou na terra? como andar, comer, etc.
Refiro-me a todo o mundo que estivesse fora da nave. A nave tal como eu, estaria se movendo a uma velocidade muito elevada e por isso sofreria os mesmos efeitos. Refiro-me aos objectos que não estivessem, nessa experiência, a mover-se á velocidade que eu estivesse na nave (os observadores externos).

Quanto à segunda questão, claro que poderia dormir e comer e tudo o resto. Não haveria problema nenhum comigo e nem com o mundo exterior. Isto seria apenas o espaço-tempo a adaptar-se à minha velocidade. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 14th abril 2008, 18:52

Dá uma vista de olhos num pequeno vídeo que coloquei aqui no fórum. Fica em https://fisica2100.forumeiros.com/relatividade-f8/os-principais-conceitos-da-teoria-da-relatividade-t68.htm. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 14th abril 2008, 20:36

Carlos Costa escreveu:
milo escreveu:mas na minha visão (experiência pessoal), tudo estaria bem comigo, mas seria sim todo o mundo à minha volta que se tornaria estático.

Não entendi essa parte. Todo mundo que estivesse com vc na nave? Voce poderia fazer tudo que faria se estivesse parado ou na terra? como andar, comer, etc.
Refiro-me a todo o mundo que estivesse fora da nave. A nave tal como eu, estaria se movendo a uma velocidade muito elevada e por isso sofreria os mesmos efeitos. Refiro-me aos objectos que não estivessem, nessa experiência, a mover-se á velocidade que eu estivesse na nave (os observadores externos).

Quanto à segunda questão, claro que poderia dormir e comer e tudo o resto. Não haveria problema nenhum comigo e nem com o mundo exterior. Isto seria apenas o espaço-tempo a adaptar-se à minha velocidade. Wink

Utilizando a lógica dedutiva, poderia dizer que se atinjo c. ou seja 300mil kms, o tempo ira parar. Uma vez que se há um começo de dilatação quando começo a acelerar, a dilatação passa a ser total no final. O tempo para. Nesse caso poderíamos dizer que seríamos imortáis. Desde que a nave sempre viaje na velocidade da luz, seus tripulantes viveriam para sempre. Ou não?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 15th abril 2008, 17:14

Sim isso é verdade! Se a nave se movesse a 99%9999 da velocidade da luz, os seus tripulantes seriam imortais, porque ao moverem-se a essa velocidade por o espaço, ficariam estáticos na dimensão temporal. É esse o conceito mais básico, mas também mais importante da relatividade!
Se estiveres parado no espaço, viajas à velocidade da luz pela dimensão temporal, e se estiveres a viajar perto da velocidade da luz pelo espaço, ficas praticamente parado na dimensão temporal. Basta compreenderes este facto, para compreenderes a relatividade... Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 15th abril 2008, 19:18

E se dentro da nave vc conseguir que uma outra pequena nave fique girando na velocidade da luz. O que aconteceria com as pessoas que estivessem dentro dessa pequena nave?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 16th abril 2008, 00:51

milo escreveu:E se dentro da nave vc conseguir que uma outra pequena nave fique girando na velocidade da luz. O que aconteceria com as pessoas que estivessem dentro dessa pequena nave?
Ao atingir a velocidade da luz, a massa dessa nave, juntamento com tudo dentro dela, tornaria-se infinita, o que causaria um Big Crunch. Não tenho os cálculos exactos da Teoria da Relatividade Restrita, mas creio que acima de 98% da velocidade da luz a massa aumenta milhares de vezes. Se alguêm se movesse a 99%99999 da velocidade da luz, tornaria-se um buraco negro que englobaria todo o universo. Mas é claro que não tenho os cálculos exactos para dizer precisamente esses resultados. Mas um bom livro da Relatividade que contenha a sua matemática, pode esclarecer o Milo quanto a esse assunto. Smile

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por tig 16th abril 2008, 08:54

Hum... Se algo atingir a velocidade da luz a sua massa fica tão grande que se tornaria um buraco negro que engolia o unvierso? :S

Acho um bocado abusado! LOL
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Jone 16th abril 2008, 12:08

e se....
em vez de viajar á velocidade da luz, se distorcesse o espaço, atravez de um campo magnetico tal que se passaria de um ponto para outro a varios milhoes de kms.
ja vi alguns filmes onde afloram essa ideia e onde a explicam de uma forma tão simples que até mete impressão.
usam apenas uma folha de papel...!

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 2 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos