Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trem Infinito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Trem Infinito Empty Trem Infinito

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 27th abril 2022, 09:27




Recentemente a mineradora australiana Fortescue (Fortescue Metals Group) anunciou que estão trabalhando no projeto de um trem elétrico de emissão zero, chamado de Infinity Train. Que é a resposta da empresa quanto a redução da pegada de carbono ocasionado pelo consumo de combustível diesel.

Este anuncio ocorre pouco após a aquisição da Williams Advanced Engineering (WAE) pela Fortescue, o qual a CEO, Elizabeth Gaines disse o seguinte:

" A INFINITY TRAIN TEM CAPACIDADE PARA SER A LOCOMOTIVA ELÉTRICA A BATERIA MAIS EFICIENTE DO MUNDO. A REGENERAÇÃO DE ELETRICIDADE NOS TRECHOS CARREGADOS EM DECLIVE ELIMINARÁ A NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE GERAÇÃO E RECARGA DE ENERGIA RENOVÁVEL, TORNANDO-A UMA SOLUÇÃO EFICIENTE EM TERMOS DE CAPITAL PARA ELIMINAR O DIESEL E EMISSÕES DE NOSSAS OPERAÇÕES FERROVIÁRIAS ", DISSE ELIZABETH GAINES, CEO DA FORTESCUE.

O trem fará uso de baterias que serão recarregadas com energia suficiente durante as descidas em ladeiras, na qual o trem estará totalmente carregado com minério de ferro, com isso terá energia o suficiente para fazer o caminho de retorno as minas depois de descarregado.

Desse modo, o trem utiliza a gravidade a seu favor, assim impulsionando a locomotiva para baixo e gerando energia o suficiente para completar as viagens de ida e volta. Diferente do não sustentável, no caso o diesel que é usado atualmente nas locomotivas da Fortescue.


Atualmente a empresa Fortescue opera com 54 locomotivas que transportam 16 conjuntos de trens, onde cada um deles conta com aproximadamente 2,8 quilômetros (1,7 milhas) de comprimento e pode transportar até 34.404 toneladas de minério de ferro.

Para se terem uma ideia, no exercício de financeiro de 2021 a Fortescue consumiu 82 milhões de litros de diesel em suas operações ferroviárias. Isso representa 11% emissões de Escopo 1 da Fortescue.

" A AQUISIÇÃO DA WAE É UM PASSO IMPORTANTE NA TRANSIÇÃO DA FORTESCUE PARA UMA EMPRESA GLOBAL DE ENERGIA E RECURSOS VERDES. ESTAMOS ESTABELECENDO RAPIDAMENTE OS BLOCOS DE CONSTRUÇÃO QUE NOS PERMITIRÃO INTEGRAR TOTALMENTE TECNOLOGIAS, CAPACIDADES DE FABRICAÇÃO E GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA VERDE PARA ENTREGAR EM TODO O O INFINITY TRAIN É UM PROJETO IMPORTANTE A SER DESENVOLVIDO EM CONJUNTO COM A WAE, POIS TRABALHAMOS PARA CUMPRIR NOSSA META DE DESCARBONIZAR NOSSAS OPERAÇÕES DE MINERAÇÃO ATÉ 2030 ", CONTINUOU GAINES.

Além do Infinity Train que será desenvolvido pela Williams Advanced Engineering, a Fortescue anunciou em janeiro desse ano que vai adquirir duas locomotivas elétricas que serão produzidas no Brasil, e que serão produzidas pela Progress Rail em Minas Gerais.

Segundo a mineradora as locomotivas serão máquinas de oito eixos movidas a bateria com capacidade energética de 14,5 megawatts/hora, o que sem dúvida alguma será um grande avanço no combate a emissões de carbono ao meio ambiente.


.....
fonte:

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/23707/novo-trem-eletrico-infinito-tem-carregamento-usando-a-gravidade

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos