Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeito Doppler "Invertido"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Efeito Doppler "Invertido" Empty Efeito Doppler "Invertido"

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 1st julho 2022, 13:34

O Efeito Doppler é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Johann Christian Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842.[1] A primeira comprovação experimental foi obtida por Buys Ballot, em 1845, numa experiência em que uma locomotiva puxava um vagão com vários trompetistas.

Este efeito é percebido, por exemplo, ao se escutar o som - que é uma onda mecânica - emitido por uma ambulância que passa em alta velocidade. O observador percebe que o tom, em relação ao emitido, fica mais agudo enquanto ela se aproxima, idêntico no momento da passagem e mais grave quando a ambulância começa a se afastar.

Vamos agora aos novos exemplos:

Efeito Doppler "Invertido" F1711

Um caminhão de bombeiros desloca-se do ponto A para B numa trajetória reta de 1000 metros. No ponto C encontra-se um observador que ouve a sirene do caminhão. No ponto B há outro observador que testemunhará outros efeitos ao transcorrer dos experimentos.

Efeito Doppler "Invertido" F15811


Como o caminhão segue uma trajetória reta (gráfico superior da figura acima) entre A e B, a frequência do tom da sirene do caminhão varia conforme o arco em azul (gráfico inferior da figura acima), pois até o meio do arco, o caminhão se aproxima do observador C e depois distancia-se novamente. A variação da frequência "f" do tom da sirene ouvida pelo observador C deve-se ao efeito Doppler.


Efeito Doppler "Invertido" F15811

No entanto, se o caminhão fizesse o percurso A-B pelo arco vermelho (gráfico superior da figura acima), o observador C ouviria a frequência do tom da sirene do caminhão constante, uma vez que que o raio que define a distância entre o observador C e o arco A-B nunca mudaria.

Vamos considerar agora o que aconteceria com o observador B ao lado da estrada onde passará o carro de bombeiros.

Efeito Doppler "Invertido" F17a10

Se o caminhão manter velocidade constante, o observador B perceberá o tom da sirene mais agudo.

Em uma nova situação, o caminhão que segue a trajetória A-B começa a desacelerar, conforme figura abaixo:

Efeito Doppler "Invertido" F02a10

Nessa nova situação, o observador B ouvirá o tom da sirene do carro de bombeiros como um "efeito Dopper invertido", pois à maneira que o caminhão se aproxima do obsevador, a frequência diminui.

Efeito Doppler "Invertido" F2810

Muito estranho, pois não?

Se levarmos o problema para o "desvio para o vermelho", observado na luz das estrelas distantes, poderíamos estar a presenciar um "Big Smash Cósmico" em marcha desacelerada affraid !


Mais:

Efeito Doppler inverso
Desde 1968, cientistas como Victor Veselago especulam sobre a possibilidade de um efeito Doppler inverso. O tamanho do deslocamento Doppler depende do índice de refração do meio pelo qual uma onda está viajando. Mas alguns materiais são capazes de refração negativa, o que deve levar a um desvio Doppler que funciona em uma direção oposta à de um desvio Doppler convencional.[5] O primeiro experimento que detectou esse efeito foi conduzido por Nigel Seddon e Trevor Bearpark, em Bristol, Reino Unido, em 2003.[6] Mais tarde, o efeito Doppler inverso foi observado em alguns materiais não homogêneos e previsto dentro do cone Vavilov – Cherenkov.[7]
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler#:~:text=Efeito%20Doppler%20inverso,-Desde%201968%2C%20cientistas&text=O%20tamanho%20do%20deslocamento%20Doppler,de%20um%20desvio%20Doppler%20convencional.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4055
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos