Duvida microondas e silica gel
Física2100 :: Física :: Física Clássica
Página 1 de 1 • Compartilhe
Duvida microondas e silica gel
Qual a temperatura maxima que atinge um microondas brastemp na potencia maxima? essa temperatura é capaz de modificar a estrutura quimica de Adsorção da silica gel em esferas caso esse seja aquecido de 3 a 5 minutos?
se houver essa alteração mesmo em temperatura ambiente e guardada a silica gel em graos vai rachar e vazar agua liquido?
se houver essa alteração mesmo em temperatura ambiente e guardada a silica gel em graos vai rachar e vazar agua liquido?
gamer87- Membro Regular
Re: Duvida microondas e silica gel
gamer87 escreveu:Qual a temperatura maxima que atinge um microondas brastemp na potencia maxima?
Enquanto houver água em estado líquido dentro do forno de microondas, a temperatura não ultrapassa de 100 graus C. Quando toda água contida no forno se transformar em vapor, a temperatura sobe até a formação de plasma. Nesse ponto, o gerador de microondas entra em sobrecarga e pode danificar-se
essa temperatura é capaz de modificar a estrutura quimica de Adsorção da silica gel em esferas caso esse seja aquecido de 3 a 5 minutos?
A sílica gel explode como uma pipoca, será esfacelada e o forno pode entrar em curto-cicuito.
Os fabricantes de sílica gel recomendam a regeneração desse material em fornos convencionais, elétricos ou a gás.
O que dizem os culinaristas:
Forno baixo ou forno brando: a temperatura é menor e fica entre 150°C 160°C. Forno médio ou regular: temperatura entre 170°C 190°C. Forno alto ou quente: a temperatura é de 200°C em média. Forno forte ou bem quente: temperatura de 250ºC.
Sobre as propriedades da sílica
O composto químico dióxido de silício, também conhecido como sílica, é o óxido de silício cuja fórmula química é SiO₂. Em seu estado natural, pode ser encontrado em diversas formas diferentes. Possui 17 formas cristalinas distintas, entre elas o quartzo, o topázio e a ametista. Wikipédia
Fórmula: SiO2
Massa molar: 60,08 g/mol
IUPAC: Silicon dioxide
Densidade: 2,65 g/cm³
Ponto de fusão: 1.710 °C
Ponto de ebulição: 2.230 °C
Classificação: Óxido
Limite Funcional
Não. A sílica simplesmente satura.
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 3rd junho 2023, 10:24, editado 2 vez(es)

eu aqueci algumas vzs alguns saches de silica gel de esferas azul dentro do forno de microondas brastemp entre 5 a 10 minutos na potencia maxima do microondas por eu ter feito isso eu vou ter q descartar esses saches no lixo pq a função estrutura de ADsorção foi destruida danificada e com isso essas silica gel azul de esferas vai romper e liberar agua liquido onde estiver?
eu pesquisei algum artigo concreto sobre isso em quimica e fisica e não achei
eu pesquisei algum artigo concreto sobre isso em quimica e fisica e não achei
gamer87- Membro Regular
Gamer,
Continue suas pesquisas e publique no fórum Fisica2100.
Todo mundo vai gostar!
Continue suas pesquisas e publique no fórum Fisica2100.
Todo mundo vai gostar!

nada encontrei relacionado a esta minha duvida somente informações do wikipedia mas todo mundo pode postar qualquer coisa lá não é algo concreto
gamer87- Membro Regular
Pesquise sobre o ciclo das rochas.gamer87 escreveu:nada encontrei relacionado a esta minha duvida somente informações do wikipedia mas todo mundo pode postar qualquer coisa lá não é algo concreto

mas tem haver com silica gel e microondas?
gamer87- Membro Regular

» duvida silica gel
» Descoberta de Sílica em Marte indica possibilidade de vida passada
» Dúvida
» Dúvida
» Campo Magnético
» Descoberta de Sílica em Marte indica possibilidade de vida passada
» Dúvida
» Dúvida
» Campo Magnético
Física2100 :: Física :: Física Clássica
Página 1 de 1