Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cultura do Cancelamento na Ciência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cultura do Cancelamento na Ciência Empty Cultura do Cancelamento na Ciência

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 14th junho 2023, 10:17

CULTURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE OPINIÕES E CRÍTICAS

Isto é o que os físicos pensam sobre cancelar os malfeitores da história.

Robert P. Crease

27 de março de 2023

Tradução Automática

Robert P. Crease revela o que os leitores do Physics World disseram a ele sobre se deveríamos retocar físicos que fizeram coisas ruins no passado – e o que ele pensa

Elimine o nome de Einstein de seu trabalho! Esmague as placas de Eddington! Não o chame de “gato de Schrödinger”, mas de “Chefe dos Ratos”! Essas foram algumas das reações sarcásticas e raivosas à minha coluna recente, na qual discuti se deveriam retirar títulos e homenagens dados a cientistas do passado que agora dizem ter se comportado de maneira inadequada. Quase todos os entrevistados se opuseram a tais remoções, embora por razões diferentes.

O argumento mais comum contra cortar o nome de alguém é que as contribuições dos cientistas não têm nada a ver com seu caráter. Como Paul Greer, um técnico de laboratório escolar, me disse: “Ninguém procura Heisenberg ou Newton para obter conselhos sobre como ser um ser humano decente, assim como não procuramos o Dalai Lama para obter uma descoberta sobre a gravidade quântica. Eu não defenderia o emprego de Schrödinger para ensinar nas escolas depois de saber de sua má conduta sexual. Mas isso é diferente de associar seu nome a algo que ele fez”.

Italo Vecchi, um antigo matemático, foi mais direto. “Pare de sucumbir ao pânico moral”, escreveu ele. “Idiotas podem ser grandes cientistas.”

Na verdade, muitos argumentaram, somos todos pecadores. “Eu me pergunto quantos desses tipos piedosos que querem eliminar esses nomes do uso comum são eles próprios modelos de virtude”, disse Patrick Fish, fundador da [Carl] Sagan Appreciation Society. “Se a expectativa é que as pessoas do passado sempre tenham valores modernos, o nome de ninguém sobreviverá.” Ele acredita, por exemplo, que daqui a um século, testar animais e comer carne será “amplamente visto como eticamente repugnante”. Como nos sentiríamos se um dia nossos nomes fossem riscados?

Depois de começar a excluir nomes do histórico, até onde você vai?

Além do mais, uma vez que você começa a deletar nomes do histórico, até onde você vai? Como apontou o físico aposentado Rafael Bautista, até Albert Einstein – o maior físico do mundo(*) – foi um pai negligente e contumaz namorador. Se nos livrarmos de todas as equações atribuídas a ele, é uma ladeira escorregadia. “Onde exatamente você para?”

(*) O lobby relativista não perde uma. Não é mesmo, Newton?  Cultura do Cancelamento na Ciência 1f601 !

Outro problema é que, uma vez que você traça uma linha separando o bom do mau comportamento, isso abre um precedente: todos os que estão do lado errado dos trilhos e que cometeram um determinado pecado devem ser apagados da história? Além disso, a existência de um limiar significa que pessoas que antes eram vistas como moralmente inocentes podem ser maculadas. O astrofísico britânico Arthur Eddington, por exemplo, é reverenciado por ser um objetor de consciência durante a Primeira Guerra Mundial e aparece em várias placas azuis. Mas se a guerra foi justa (como alguns podem acreditar), isso o torna imoral?

Às vezes, renomear não significa repudiar um comportamento, mas tornar um nome mais apropriado. Ted McCabe, ex-administrador de sistemas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, apontou para a montanha Denali, no Alasca, que é o pico mais alto da América do Norte. Costumava ser conhecido como Monte McKinley, mas, como McCabe apontou, não foi renomeado porque McKinley havia feito algo errado. Em vez disso, foi alterado em respeito ao povo Koyukuk local, que o conhecia como Denali há muito mais tempo.

Mas na física tal renomeação pode ser uma batalha difícil. Ao longo dos anos, vários físicos propuseram renomear o “bóson de Higgs” como o “bóson BEHGHK” para incorporar as iniciais de cinco outros teóricos que também contribuíram para a ideia. Como está indo? De qualquer forma, quem decide que algo deve ser renomeado e com base em quais critérios? Alguns entrevistados ficaram perturbados com o fato de que as evidências citadas tanto a favor quanto contra a renomeação do Telescópio Espacial James Webb foram reunidas por cientistas e não por historiadores profissionais.

O físico aposentado Laurence Cox também temia que mudar de nome simplesmente nos fizesse sentir presunçosos. “O perigo de se concentrar em desnomear físicos como Johannes Stark por causa de suas visões pró-nazistas e anti-semitas na Alemanha é que isso leva a uma atitude de 'isso nunca poderia acontecer aqui'”, escreveu ele, “enquanto aconteceu e até poderia acontecer. de novo."

Cultura do Cancelamento na Ciência CP-renaming-cats
Existem agora três estados para o gato de Schrödinger: vivo, morto e cancelado? (Cortesia: Alison Tovey)

Por fim, remover nomes pode apenas tornar o mundo um lugar mais monótono. Como disse um de meus colegas: “Meu desejo de fazer piadas sobre gatos é maior do que meu conhecimento sobre Schrödinger como pessoa”. Deixe-me anunciar que sou o descobridor de um terceiro estado para o gato de Schrödinger: morto, vivo e cancelado.

O ponto crítico

A música Bei Mir Bist Du Schön é um dos hinos mais famosos e conhecidos internacionalmente da Era do Swing. Mas não é o nome real. Na verdade, foi composta como uma canção iídiche, Bay Mir Bistu Sheyn, mas seu compositor judeu americano teve que vender os direitos por US $ 30 a um produtor musical, que se recusou a gravá-la em iídiche e deu a ela um título alemão.

Os nomes atuais são lembretes de injustiças que ainda persistem e que ainda precisam ser extirpadas

Em seguida, tornou-se um sucesso global e rendeu milhões para a indústria da música. A música era popular até mesmo na Alemanha nazista, até que foi banida quando suas origens judaicas foram descobertas. Mas essa música iídiche ainda atende pelo nome alemão. Isso deveria ser mudado? Não na minha opinião. O título é um lembrete das injustiças no mundo da música, que não desapareceram.

O contexto é obviamente muito diferente da ciência. Renomear Bei Mir Bist Du Schön restauraria seu título original, que foi alterado para vender discos, enquanto renomear termos científicos desfaria homenagens prestadas a indivíduos cujo comportamento agora é reconhecido como inescrupuloso. Ainda assim, os nomes atuais são, em ambos os casos, lembretes de injustiças nessas profissões que ainda persistem e que ainda precisam ser erradicadas.

Encobrir os abusos do passado não impedirá os futuros.

Robert P. Crease é presidente do Departamento de Filosofia, Stony Brook University, EUA e escreve uma coluna mensal para Physics World, robertpcrease.com, e-mail robert.crease@stonybrook.edu. Seu último livro é The Leak: Politics, Activists, and Loss of Trust at Brookhaven National Laboratory (MIT Press)

fonte:
https://physicsworld.com/a/this-is-what-physicists-think-about-cancelling-wrongdoers-from-history/

Comentários
Lute contra o seu próprio mal! Assim disse Jesus.
Em geral, a vida privada de um grande homem nem sempre corresponde ao benefício de seu legado. Em todo caso, acho que o culto à personalidade é injustificável.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Cultura do Cancelamento na Ciência Empty Re: Cultura do Cancelamento na Ciência

Mensagem por Xevious 14th junho 2023, 16:00

O cientista que descobriu o primeiro exo-planeta, foi 'cancelado' por 10 anos . .
antes do sucesso

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos