Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 11th agosto 2023, 12:02



"Se a teoria entra em conflito com os fatos, tanto pior para os fatos".
- Johann Fichte

"Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos".
- Desconhecido

Nota:
A autoria costuma ser atribuída a Albert Einstein, baseada no pensamento de Johann Fichte, mas foi desmentida em um tuíte feito pela página oficial que cuida do acervo do físico  No .

A teoria MOND

A Ciência é uma incessante busca por compreender melhor a natureza. Nesse caminho, teorias estabelecidas vão sendo trocadas por novas ideias quando os dados experimentais indicam que já não explicam tão bem o universo.

Num primeiro momento pode parecer um processo muito linear, e até inevitável. Ou seja, pode parecer que há uma espécie de progresso inevitável, que sempre estamos melhorando nossas teorias e que uma ideia sempre é substituída por outra melhor.

No entanto, a história sempre é mais complicada, e também mais interessante! Nesta live vou falar sobre a MOND (do inglês, Dinâmica Newtoniana Modificada).

A MOND foi sugerida em 1983 pelo físico israelense Mordehai Milgrom, recebendo contribuições posteriores de outros físicos, inclusive o famoso Jacob Bekenstein, pioneiro no cálculo da entropia de Buracos Negros. A proposta era explicar a Matéria Escura com uma modificação na Teoria da Gravitação de Newton.

Naturalmente, tendo consequências posteriores para a Teoria da Relatividade Geral, a versão de Einstein para a interação gravitacional.

Nesse contexto da História da Ciência, chama a atenção que uma proposta de uma nova teoria da gravitação comece tentando resgatar uma teoria que supostamente já estaria superada, a mecânica clássica de Newton.

Apesar de ter tido um sucesso inicial, a MOND acabou caindo em descrédito no passar dos anos por falta de evidências experimentais sólidas. Para muitos, havia entrado para a lista de hipóteses interessantes e fracassadas da Física. Entretanto, nos últimos anos o Prof. Pavel Kroupa e seu grupo têm publicado diversos trabalhos experimentais alegando que a MOND está correta.

Será que teremos uma virada na Astrofísica?

Os artigos têm ganhado cada vez mais destaque, e muitos jovens físicos voltam a se interessar pela teoria.

Vale a pena, portanto, conhecermos um pouco melhor da proposta teórica, seus conceitos fundamentais, e especialmente das observações feitas pelo Prof. Kroupa.

Vídeo Completo:



Para quem em muuuuuito tempo livre, assista:



Vamos falar sobre gravitação e mecânica quântica e a tese da gravitação entrópica



Mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_newtoniana_modificada


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 11th agosto 2023, 13:06, editado 9 vez(es)

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty Quebra da Gravidade?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 11th agosto 2023, 12:07

'Inacreditável': astrônomo afirma 'evidência direta' da quebra da gravidade
“Eu estava me sentindo como se estivesse sonhando. Parecia tão irreal. Isso ocorre porque meus resultados não correspondem a nenhum resultado anterior", disse o astrônomo Kyu-Hyun Chae.

Becky Ferreira
Por Becky Ferreira
9 de agosto de 2023, 14h46

Um cientista observou uma “anomalia gravitacional” em certos sistemas estelares que poderia potencialmente derrubar uma suposição fundamental sobre o universo, de acordo com um novo estudo.

A anomalia surge quando estrelas que orbitam vagamente, conhecidas como binárias amplas, parecem se mover de maneiras que desafiam os modelos estabelecidos de gravidade, baseados nas ideias de Isaac Newton e Albert Einstein. A descoberta alucinante sugere uma possível teoria alternativa da física que não depende da existência de estranhos fenômenos não identificados, como a matéria escura, para explicar os fenômenos que vemos no espaço.


A gravidade é uma das forças mais familiares que experimentamos em nossas vidas diárias, mas também está entre as mais difíceis de explicar. No modelo padrão da cosmologia — uma estrutura teórica bem testada — a gravidade é governada pelas leis newtonianas e pela teoria da relatividade geral de Einstein. O modelo padrão também prevê a existência de um material desconhecido, chamado matéria escura, responsável pela grande maioria da massa do universo.  

O modelo padrão é uma teoria robusta, mas alguns objetos no espaço sideral parecem se desviar de seu manual gravitacional. Por esta razão, os cientistas começaram a desenvolver outra explicação da gravidade na década de 1980, conhecida como Modified Newtonian dynamics (MOND), que não requer a existência de matéria escura.

Kyu-Hyun Chae, um astrônomo da Sejong University, agora colocou esses modelos à prova analisando as acelerações de estrelas em 26.500 binários de largura localizados a cerca de 650 anos-luz da Terra usando imagens capturadas pelo observatório Gaia da Agência Espacial Europeia. Os cientistas já haviam procurado sinais de gravidade modificada nesses sistemas, mas Chae deu o próximo passo ao desenvolver um novo código que poderia explicar detalhes especiais, como a taxa de ocorrência dos chamados binários “aninhados”, nos quais as estrelas que orbitam vagamente também têm companheiros estelares próximos.

Os novos dados sugerem que, quando as acelerações gravitacionais dessas estrelas caem abaixo de um nanômetro por segundo ao quadrado, elas começam a se mover de maneiras mais alinhadas com os modelos MOND do que com o modelo padrão. Chae disse que as descobertas oferecem “ evidências diretas para a quebra da gravidade padrão em aceleração fraca” e revelam “uma anomalia imóvel da gravidade em favor da gravidade modificada baseada em MOND”, de acordo com um estudo recente publicado no The Astrophysical Journal .


“Quando os resultados do meu código novo e mais confiável começaram a aparecer, minha reação inicial foi inacreditável”, disse Chae em um e-mail para o Motherboard. “Eu estava me sentindo como se estivesse sonhando. Parecia tão irreal. Isso ocorre porque meus resultados não correspondem a nenhum resultado anterior.”

“Vários resultados anteriores afirmaram que a gravidade padrão era preferida por dados binários amplos, incluindo Gaia DR3”, continuou ele. “Um grupo vem reivindicando uma anomalia há algum tempo, mas a anomalia parecia não corresponder bem às previsões das teorias de gravidade modificada existentes. No entanto, esses estudos anteriores não se autocalibraram ou levaram totalmente em consideração a quantidade de binários aninhados ocultos”.

Os cientistas que trabalham com as teorias MOND geralmente se concentram em observações de galáxias, mas os pesquisadores têm procurado cada vez mais em amplos binários em busca de anomalias porque as escalas estelares são muito pequenas para serem afetadas pela matéria escura (supondo que ela exista).

“Testar a gravidade com binários largos é interessante porque a matéria escura não pode desempenhar nenhum papel em sua dinâmica interna”, disse Chae no estudo. “Assim, ao contrário das galáxias e aglomerados de galáxias, não há necessidade de distinguir previsões de gravidade modificada e matéria escura que parecem se sobrepor e diferir apenas sutilmente em alguns casos.”

No novo estudo, Chae relata o que chama de “evidência clara” de que os movimentos de binários em pontos de aceleração fraca parecem sincronizar com uma previsão MOND específica conhecida como AQUAL, de acordo com o estudo. Esta descoberta sugere que a visão padrão da gravidade não pode explicar esses movimentos em baixas acelerações, o que pode inspirar os cientistas a repensar aspectos da lei da gravidade do inverso do quadrado de Newton e da relatividade geral de Einstein, bem como a necessidade da matéria escura.


“Como uma grande quantidade de matéria escura – seis vezes a matéria bariônica ou comum com base no modelo padrão – era necessária ao assumir que a relatividade geral era válida no limite de baixa aceleração, tal necessidade de uma grande quantidade de matéria escura não é mais válido,” explicou Chae. “Isso não exclui necessariamente a possibilidade de que novas partículas, como neutrinos estéreis, não possam ser encontradas. Mas está claro que não há necessidade de tanta matéria escura quanto a requerida pela relatividade geral.”  

Embora os resultados sejam tentadores, Chae disse que observações futuras e trabalhos teóricos seriam necessários para desenvolver a descoberta. Ele também observou que essas descobertas representam um desafio para algumas partes do modelo padrão, mas que o modelo ainda é a melhor lente para ver muitos outros fenômenos no universo.

“Gostaria de enfatizar que todos os aspectos bem-sucedidos da dinâmica newtoniana e da relatividade geral no regime não-MOND continuarão sendo valorizados”, disse Chae ao Motherboard. “Por exemplo, a descrição dos buracos negros pela relatividade geral é válida e nada tem a ver com a anomalia no limite de baixa aceleração. Estamos falando apenas de uma revisão no limite de baixa aceleração”.  

Mesmo assim, qualquer atualização ou revisão do modelo padrão com base nessas descobertas teria um efeito profundo em nossa concepção do universo.

“Como a cosmologia padrão é baseada na relatividade geral, a cosmologia precisa de uma grande revisão agora”, concluiu Chae. “Acho que agora estamos entrando em um período extremamente emocionante. Quando a catástrofe ultravioleta da teoria da eletrodinâmica de Maxwell foi descoberta há mais de um século, ela acabou levando à física quântica. Agora estamos tendo uma catástrofe de gravidade de baixa aceleração. É emocionante ver aonde isso levará o mundo.”

fonte:
https://www-vice-com.translate.goog/en/article/ak3jwb/unbelievable-astronomer-claims-direct-evidence-of-gravity-breaking-down?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Mais sobre a MOND
https://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica_newtoniana_modificada

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty Re: A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Mensagem por Xevious 11th agosto 2023, 20:35

Quando ações de radiações que tendem a ser ilimitadas (mas proporcionalmente tênues conforme a distância), são abruptamente encerradas, é quando ocorreu um limite, uma quebra de barreira, relacionada a uma segunda força.

Vemos isso em tudo, como na estabilidade do átomo ou das estrelas.
Se formos seguir com a MOND teremos a missão de compreender esta força desconhecida e .. que não teria nada a ver com as coisas escuras..

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty Re: A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 29th agosto 2023, 23:28

Teoria MOND



Com Sabine Hossenfelder

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty Re: A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 19th abril 2024, 10:25

Mais um vídeo ilustrativo de Sabine Hossenfelder


_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada Empty Re: A proposta da MOND - Dinâmica Newtoniana Modificada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos