Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O problema da balança de comparação de massas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O problema da balança de comparação de massas Empty O problema da balança de comparação de massas

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 13th julho 2024, 09:48

O problema da balança de comparação de massas.



Obs:
Como há uma certa dificuldade em localizar esse interessante problema, abri essa trilha especial pois o assunto é muito importante para ficar escondido numa trilha genérica.


A balança de comparação de massas guarda em si um desafio perturbador.

Digamos que seja posto em cada prato de uma balança um peso-padrão cuja massa seja exatamente igual a 1 kg. Para efeitos práticos, adotamos a aceleração de 9,8 m/s^2. Desta maneira, em cada prato, desprezada a massa dos mesmos e a massa dos braços da balança, será aplicada uma força de 9,8 newtons.

O mecanismo da balança fará com que a força aplicada por um dos pesos-padrão seja anulada pelo peso-padrão que se encontra no prato oposto. Trata-se de uma situação de equilíbrio "ideal" de forças, no qual a força-peso aplicada em um dos pratos é anulada pela força aplicada pelo outro.

Assim sendo, por que os braços da balança alinham-se ao horizonte?

Se não há diferença de força entre os mesmos, aparentemente nada impediria que, por exemplo, o prato da esquerda tocasse o solo e o prato da direita ficasse num ponto mais alto indefinidamente.

A questão de ordem física é a seguinte:

Como provar que, através de uma análise vetorial de forças envolvidas na balança, é possível evidenciar o aparecimento de um torque que leve esse sistema à posição horizontal?

As possibilidades são várias. Elas poderão ser verificadas na trilha abaixo:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1882p180-gravidade-ficcional#13314

.
.
.


A explicação do colega Policarpo Ulianov

O equilíbrio dos braços de equilíbrio poderia teoricamente ser mantido em qualquer ângulo se as forças e os torques fossem iguais. Porém, uma balança com pesos iguais sempre se acomoda na posição horizontal, o que não pode ser totalmente explicado considerando apenas as forças e torques.

Para mostrar como o modelo HUO resolve esse problema, vamos usar uma analogia envolvendo duas bolas de pingue-pongue submersas em uma piscina:
Considere uma gangorra (ou balança) submersa em água, conforme apresentado na Figura 32 , com duas bolas de pingue-pongue idênticas colocadas a distâncias iguais do centro. Neste cenário, o equilíbrio é mantido quando a simetria de pressão é alcançada.

O problema da balança de comparação de massas Balu10

figura 32:

Bolas de pingue-pongue em uma analogia com gangorra submersa. As forças de empuxo se ajustam para atingir o equilíbrio, equalizando a pressão em ambos os lados.

W1 x d1 = W2 x d2
onde W1 e W2 são os pesos nos dois braços da balança e d1 e d2 são as distâncias dos pesos ao fulcro.

Se uma bola for mais profunda que a outra, ela experimentará uma força de empuxo maior porque a pressão na água aumenta com a profundidade. Essa força aumentada empurrará a bola mais profunda para cima e a gangorra se inclinará até que ambas as bolas estejam na mesma profundidade, onde as forças de empuxo são iguais.

Usando esta analogia, podemos entender como o problema de equilíbrio é resolvido no modelo HUO, onde introduzimos um conceito semelhante de variações de pressão para explicar as forças gravitacionais. Este modelo fornece uma nova solução para o problema do equilíbrio, que a mecânica newtoniana clássica e a Relatividade Geral de Einstein não abordam completamente.

Assim, o modelo do Oceano de Higgs Ulianov, usando o modelo de partículas da Ponte Einstein-Rosen-Ulianov (Ulianov Wormhole), pela primeira vez na história da física, resolve o problema de equilíbrio ao incorporar o conceito de equilíbrio orientado por pressão em sistemas gravitacionais modelados pela pressão do líquido perfeito de Higgs Ulianov.

Esta abordagem não só oferece uma compreensão mais profunda de como as forças e as pressões HUPL interagem para manter o equilíbrio em vários sistemas físicos, mas também fornece uma estrutura robusta para analisar campos quânticos complexos e interações gravitacionais.

O trabalho completo de Ulianov, em inglês, contém 59 paginas, 114 equações numeradas, 354 equações no total e 38 figuras:

https://www.academia.edu/121990538/The_Particle_Problem_in_the_General_Theory_of_Relativity_and_Broken_Symmetries_and_the_Masses_of_Gauge_Bosons

Na página 48/49 desse trabalho aparece o problema da balança. Note que alguns interpretam o equilíbrio da balança através da pressão atmosférica, mas ninguém fez o teste em câmara de vácuo para testar essa possibilidade.

A página de Ulianov é essa:

https://independent.academia.edu/PoliUlianov

Aqui nos Forumeiros Física2100, os tópicos e mensagens de Policarpo são discutidos em separado. Para conhecer todos eles, basta clicar no perfil:

https://fisica2100.forumeiros.com/u2427

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4182
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O problema da balança de comparação de massas Empty A Gravidade é uma depressão espacial!

Mensagem por Luís António Lopes Rodrig 19th julho 2024, 19:06

Boas tardes.

A Gravidade é uma depressão espacial causada pelo Somatório do Volume Real que a Matéria (Energia Líquida) ocupa. A Energia por seu lado é preguiçosa e procura sempre a melhor posição, isto é, a que cause menos stress. Este equilibrio "eterno" só é conseguido devido ao ponto fixo no meio da balança o que a vai obrigar a fazer uma tangente ao planeta!

Não existem Gravitões!!!!

Cumprimentos

Luís António Lopes Rodrig
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 103
Idade : 58
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos