Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Empty Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 23rd agosto 2024, 12:10



Instrumentos simples são confiáveis, no entanto, penso que um telescópio de infravermelho como auxiliar do radar meteorológico poderia detetar bolsões de ar e gelo com antecedência suficiente para o avião mudar de rota.

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação 16105558154192

Interessante notar que na primeira travessia do Atlântico, lá pelo anos 1927, Charles Linderberg voava com o monoplano monomotor "Spirit of St. Louis" e também enfrentou o problema de congelamento de asas, além da sobrecarga de combustível que dificultou terrivelmente a decolagem de um voo que durou mais de 33 horas.


Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 24th agosto 2024, 21:30, editado 1 vez(es)
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4212
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Empty Re: Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Mensagem por Policarpo 23rd agosto 2024, 20:32

Carlos Jonas.
Obviamente, esses acidentes aéreos são coisas muito críticas, porque num momento apenas morreram 80, 100, 200 pessoas....
Muito triste, por exemplo, foi o acidente da Chapecoense, onde um time inteiro de futebol foi morto (77 pesoas).
Agora tem um ponto crítico aí:
No mesmo dia que deu esse acidente aéreo e morreram 80 pessoas no avião, 110 pessoas morreram em acidentes de trânsito (caros, ônibus e caminhões) por todo o país, que é a média de todos o dias (40 mil mortes no transito por ano). Então as pessoas que morreram no avião foram listadas em todo lugar e apareceram nos jornais e até no fantástico.
As 110 pessoas que morreram no transito no mesmo dia não são nem consideradas...
Minha pergunta é:
De fato as 80 que morreram no avião são assim tão mais importantes que a 110 que morreram no transito?
As do avião ainda foi morte instantânea, as de transito, muitas ficaram horas agonizando...
É porque rico morre no avião e pobre morre no carro ou na calçada?
No mínimo deviam dizer: Aqui esta a lista das 80 pessoas que morreram no acidente de avião neste dia e aqui são as 110 que morreram de acidente de carro...
Policarpo
Policarpo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 52
Idade : 57
Localização : Criciúma- SC

https://poliulianov.academia.edu/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Empty Re: Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 24th agosto 2024, 13:10

Pois é Policarpo...

Notícia não é o cachorro morder o homem, mas o homem morder o cachorro. Note que acidentes com trens, talvez tão trágicos quanto os acidentes aeronáuticos, também repercutem no mundo inteiro.

No meu entender, a aviação é intrinsecamente insegura e estatisticamente segura. Digo isso porque o transporte aéreo é o menos tolerante à negligências em relação ao todos outros meios de transporte.

Em média, um milhão de pessoas estão viajando de avião, a qualquer momento, pelo mundo afora. Esse dado funciona como consolo para aqueles que temem aos perigos do transporte aéreo, mas que por forças circunstanciais são obrigadas a utilizá-lo

Penso que o maior inimigo de todas formas de transporte é  o tempo, que alias ameaça também aqueles que sentem-se seguros em seus lares.

O risco faz parte da aventura de viver.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4212
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Empty Re: Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 6th setembro 2024, 12:09

Técnicas de Anti-Gelo e Degelo nos Bordos de Ataque das Asas de Aviões

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Aeronave3

O congelamento ocorre na borda de ataque da asa.




Fonte:
http://blog.hangar33.com.br/conheca-a-geometria-basica-de-uma-aeronave/

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4212
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Perigo do Gelo na Aviação Empty Re: Sobre o Perigo do Gelo na Aviação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos