Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morreu o polvo Paul

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Morreu o polvo Paul Empty Morreu o polvo Paul

Mensagem por Carlos Costa 27th outubro 2010, 16:32

Morreu o polvo Paul Ng1359465

O polvo Paul, que ficou famoso no Mundial 2010 de futebol por acertar os vencedores dos jogos da Alemanha e já na fase a eliminar também de outras equipas, morreu, anunciaram os responsáveis do aquário de Oberhausen.

"Parece que ele morreu de forma suave durante a noite, de causas naturais", explicou a direcção do aquário alemão, em comunicado.

O molusco, residente no aquário marinho de Oberhausen, tinha pouco mais de dois anos e meio - a esperança de vida de um polvo é de três anos - começou a ser notícia em todo o Mundo pela perfeição das suas previsões.

Inicialmente apenas usado para os jogos da Alemanha, o polvo Paul era colocado perante duas caixas, cada uma com mexilhões dentro, com os símbolos das selecções oponentes e aquela que escolhia foi sempre a vencedora.

Paul já tinha sido utilizado no Euro2008, falhando a previsão da final, em que a Espanha venceu a Alemanha.

A sua grande projecção aconteceu então na África do Sul, com o momento em que escolhia a caixa a passar em várias televisões mundiais, e Paul a "identificar" antecipadamente os vencedores.

O polvo "previu" a eliminação da Alemanha nas meias finais, frente à Espanha, num registo seguido por 20 televisões internacionais, e a conquista do terceiro lugar pelos germânicos.

Chamado a prever oito jogos do campeonato, o polvo Paul "adivinhou" ainda a vitória da Alemanha perante a Inglaterra, nos oitavos de final, e sobre a Argentina, nos quartos, além de apontar o campeão mundial Espanha, que venceria a Holanda.

Nascido em 2008 em Weymouth, em Inglaterra, antes de ser transferido para a Alemanha, Paul viu ser erguida em sua honra uma estátua em bronze com a sua imagem, além de ter sido nomeado "cidadão honorário" de Carballiño, em Espanha.

Também o aquário de Oberhausen beneficiou com a popularidade de Paul, aumentando as suas receitas com a "marca do polvo", nomeadamente com motivos em vestuário e em aplicações para telemóveis.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1695427

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Morreu o polvo Paul Empty Re: Morreu o polvo Paul

Mensagem por Carlos Costa 27th outubro 2010, 16:34

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés". Possuem oito braços com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno (como as lulas possuem) nem externo (como o nautilus). Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta camuflagem (conseguida através dos cromatóforos) e autotomia de seus braços.

Os polvos não possuem tentáculos, mas sim 8 braços, ao contrário das lulas e sépias que, além dos 8 braços, possuem 2 tentáculos, que actuam na hora da reprodução. Dado os seus membros são usados na locomoção, também se pode referir aos polvos como octópodes, que têm 8 pés à semelhança do argonauta.

Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso. Para auxiliar à caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polvo

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos