Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquecimento Global

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Safra 20th setembro 2008, 15:03

G. Grivott escreveu:Jota_9
Os dados sobre a poluição do planeta são conhecidos e até mesmo não precisamos nem fazer experiências para detectá-los, são visíveis a olho.
Mas esse negócio de catastrofe (apocalipse) em 2012,...2020..., 200X (e não sei quando), isto é pura especulação e não é verdadeiro. O que existe em cima destes assuntos de catastrofes é mais especulativo do que verdadeiro. Se você chegar a um pesquisador e perguntar a ele sobre quando ocorrerá uma catástrofe, ele te responderá: "não sabemos quando ocorrerá, mas sabemos que ocorrerá"..
Isto é um comportamento natural, catástrofes sempre ocorreram.

Mas ai entra uma questão Grivott, podemos fazer estimativas se tratando de fatores ambientais terrestres, mas nunca saber exatamente quando irá ocorrer.

2012 virou uma especulação em devido a insistência da mídia, porém ainda temos dados de algum valor, que se resumem a 4 coincidências relativa a 2012.
1º O polo magnético terrestre tem ESTIMATIVA a sua inversão em 2012, devido a dados gráficos recolhidos em vários pontos terrestres, e nada impede de ele voltar a ter força, nosso conhecimento sobre o interior terrestre é muito limitado.

2º O sol terá o máximo solar em 2012.

3º O calendário maia diz que o fim do mundo será em 2012.

4º Para melhor entenderem, eu retirei a menor reportagem que achei sobre "Uma rede de computadores garante ser capaz de cruzar informações e predizer os rumos das bolsas e mercados. Seus criadores dizem ter descoberto também que podem prever outros acontecimentos, como aconteceu nos ataques de 11 de setembro, e agora crêem que outra catástrofe deve acontecer em quatro anos.

Muitos sites na Internet têm data e hora para o fim do mundo, o qual não estaria muito distante. Projetos de "redes bots" (rede de computadores sob controle de um hacker) prevêem que em 2012 ocorrerá uma catástrofe sem precedentes na história da humanidade, de acordo com informações do Terra Chile.

Esta intrigante tecnologia surgiu no fim dos anos noventa, quando a Internet começava a se popularizar. Entre diferentes sistemas, o principal é o Web Bot Project, cujo objetivo inicial era programar um método conhecido como web spidering para navegar na rede, buscando palavras ou números que poderiam relacionar-se e, desse modo, prever uma alta ou baixa de ações na bolsa de valores.

O mesmo tipo de técnica é comumente usado por mecanismos de busca para automatizar e melhorar os processos de pesquisa na Internet. O problema é que ela é utilizada hoje também para bots malignos e atividades fraudulentas. O objetivo de quem os cria é que os usuários acessem as redes bot e, sem saber, baixem um código malicioso. O conteúdo de sites é copiado para ser usado em fraudes phishing, envio de spam e ataques DDoS (ataques distribuídos de negação de serviço).

Segundo o Web Bot Project, as redes bots não apenas são capazes de anunciar movimentos futuros da bolsa, mas também acontecimentos de outro tipo. Em julho de 2001, o Web Bot Project informou que um fato ocorreria nos Estados Unidos, modificando os rumos da política mundial. Em 11 de setembro do mesmo ano, grupos terroristas derrubaram as Torres Gêmeas de Nova York e atacaram o Pentágono em Washington.

Agora o mesmo Web Bot Project detectou que outro fato de conseqüências devastadoras pode ocorrer em 2012, mas não determina que tipo de acontecimento seria este."

Aí Abriram-se as portas para estudiosos especularem conspirações, mas como disse, não passam de especulações. Exceto a 2ª.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por G. Grivott 20th setembro 2008, 16:59

Safra, você viu a quantidade de "tornados" atingindo o Rio Grande do Sul?
Nos ultimos anos esses fenômenos vem se intensificando no Sul do Brasil.

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Safra 20th setembro 2008, 19:13

G. Grivott escreveu:Safra, você viu a quantidade de "tornados" atingindo o Rio Grande do Sul?
Nos ultimos anos esses fenômenos vem se intensificando no Sul do Brasil.

Sim, tenho acompanhado. Razz Já chegaram na região de Tubarão a Fujita 3. Não se restringindo só ao sul, também tivemos algums casos de trombas d'água em santos, e muitos no sul (mais até que tornados)

Aquecimento Global - Página 2 3929270
Troba d água em SC


O que vem me dando mais atenção são aos ciclones extra-tropicais.
Aquecimento Global - Página 2 Furaca10


Nunca houve um fato registrado igual ao de 2004, sinal claro que as correntes marítimas estão sofrendo alguma alteração.


Última edição por Safra2008 em 20th setembro 2008, 19:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Reduzi a imagem. XD)
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por G. Grivott 20th setembro 2008, 20:46

essa imagem é do Catrina? na divisa do RS com SC, isto?

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Safra 20th setembro 2008, 20:52

G. Grivott escreveu:essa imagem é do Catrina? na divisa do RS com SC, isto?

Sim
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por G. Grivott 22nd setembro 2008, 15:31

O katrina foi um furacão. Categoria 2...não me lembro.
Os americanos já sabiam. Aqui no Brasil as informações na época eram desencontradas.
Aí em São Paulo se estuda meteorologia com mais precisão..kkkk
É uma área que tenho particular interesse especialmente sobre estas tempestades seguidas de ocorrência de tornados e furacões.
Um abraço!

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por __gArY__ 29th outubro 2008, 12:13

ae galera nao tinha me dado conta desse topico ainda. eu tenho amigos que fazem geologia e ja passei tempos discutindo com eles sobre isso.. se afinal é o homem ou uma nova era glacial que esta sendo responsavel por tais alteraçoes exacerbadas eu diria.
afim de resgatar a discurssao quem aqui intende dessas equaçoes gerais de CO2? eu estava estudando microbiologia que tenho prova nessa sexta e me deparei com esse dado:

Virtualmente, a energia para o desenvolvimento da vida na Terra é derivada, em última análise, a partir da luz solar. Esta é captada pelas plantas e microrganismos fotossintetizantes (algas e bactérias), que convertem o CO2 em compostos orgânicos, através da reação:


CO2 + H2O => (CH2O)n + O2

Os herbívoros alimentam-se de plantas e os carnívoros alimentam-se dos herbívoros.
O CO2 atmosférico torna-se disponível para a utilização na fotossíntese através de duas fontes biológicas principais: 1) 5 a 10% a partir de processos de respiração e 2) 90 a 95% oriundos da degradação (decomposição ou mineralização) microbiana de compostos orgânicos.
Em termos de ciclo global, há um balanço entre o consumo de CO2 na fotossíntese e sua produção através da mineralização e respiração.


ou seja existe um equilibrio da vida que é regulado a milhoes de anos pela propria vida. que a terra tem eras glaciais nao discuto, mas que 99% das alarmantes catastrofes naturais devem ser por conta da acelerada dispeja de co2 pra mim parece ser claro como 2 e 2 sao 4. alguem discorda?

ps: sem falar no desmatamento onde se deixa-se-mos as plantas no seu curso natural, elas converteriam cada vez mais CO2 em compostos organicos o que para o equilibrio geral seria otimo. é so analizar aquela equaçao e ver quantas informaçoes se pode tirar dela.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Gauss 29th outubro 2008, 21:35

Eu pessoalmente vejo este problema como uma especie de pista onde anda por exemplo um carro de brincar. Se acelerarmos muito o carro, este sai da pista nunca voltando, assim, a estar dentro desta.
Considero que este problema e a junção de duas causas, mas que uma causa é revertida naturalmente enquanto o desqilíbrio causado pela Humanidade pode nunca vir a ter resolução. Como se diz... Vénus é um exemplo para Humanidade... Pode muito bem ser como o nosso planeta estará dentro de um século.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por JoTa_9 29th outubro 2008, 22:49

Gauss escreveu:Eu pessoalmente vejo este problema como uma especie de pista onde anda por exemplo um carro de brincar. Se acelerarmos muito o carro, este sai da pista nunca voltando, assim, a estar dentro desta.
Considero que este problema e a junção de duas causas, mas que uma causa é revertida naturalmente enquanto o desqilíbrio causado pela Humanidade pode nunca vir a ter resolução. Como se diz... Vénus é um exemplo para Humanidade... Pode muito bem ser como o nosso planeta estará dentro de um século.

Ou até Marte..
Vénus é demasiado apocalíptico Wink
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por tig 30th outubro 2008, 19:48

Dentro de um século não digo mas que sabe dentro de mil ou mais anos... O que é certo é que os pólos têm estado a derreter mas também dizem que o buraco do ozono tem estado a diminuir... Sinceramente já nem sei a realidade!
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por __gArY__ 30th outubro 2008, 19:55

tava querendo uma discurssao pro lado cientifico mesmo, mas acho q ngm aqui é autoridade no assunto para tal ponto

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por JoTa_9 30th outubro 2008, 21:31

__gArY__ escreveu:tava querendo uma discurssao pro lado cientifico mesmo, mas acho q ngm aqui é autoridade no assunto para tal ponto

lol!

Não gosto mesmo nada de falar no ambiente.
Não é que não mereça uma grande atenção da nossa parte, antes pelo contrário, toda a gente tem um papel importante para ajudar a preservar o planeta...
Mas não me sinto bem a falar deste tema, de modo que sobre ele, sei o básico para fazer aquilo que preciso.
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Gauss 30th outubro 2008, 21:40

Há muitos desvios da realidade por causa dos interesses... Nunca se sabe destinguir mesmo onde começa o real e onde acaba este.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Safra 30th outubro 2008, 23:54

__gArY__ escreveu:tava querendo uma discurssao pro lado cientifico mesmo, mas acho q ngm aqui é autoridade no assunto para tal ponto

Bom Gary, e questão de A.G eu posso ajudar no que me for possível, no tempo de colégio era uma referência entre os alunos, já tive contato com participantes da Rio-92, tenho alguns certificados de workshops "verdes" como Energias renováveis pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e já montei algumas palestras sobre, além de um trabalho em conjunto, e em uma exposição. O Fato em si é especificar o que quer discutir, se a aceleração do aquecimento global é um processo natural ou é acelerado pelo homem?

Não há somente aspectos científicos aqui Gary, é um tema muito amplo. Qual é a sua principal dúvida, especificamente Question


Última edição por Safra2008 em 31st outubro 2008, 21:09, editado 1 vez(es)
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por __gArY__ 31st outubro 2008, 00:43

a minha duvida constitui no fato de quanto o homem é responsavel pelo desequilibrio do planeta? o co2 dispejado na atmosfera é suficiente para explicar tais pertubaçoes? ou sao fruto de causas naturais? pois ja usaram contra mim ate o argumento que em epocas passadas vulcoes despejavam mt mais co2 que nos humanos na atmosfera. apesar de achar que isso nao seja um argumento que justifique, nao tive como contra argumentar.
é isso.

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Gauss 31st outubro 2008, 14:34

De facto... Há uma explicação muito simples para isso gary. Nós lançamos o elemento destruidor e destruimos o elemento recuperador. Ou seja, nós mandamos CO2 em excesso mas nós destruímos a flora que é o maior sistema contra o CO2. Já houve à muitos milhões de anos uma extinção em massa de 90% das espécies e pensa-se que tenha sido causada pelo CO2. Mas também não se esqueça que além a destruição de árvores e outros a produção de CO2 aumenta de dia para dia e o processo nessa extrinção demorou tempo suficiente a que pelo menos 10% das espécies conseguissem evoluir para algo mais resistente...

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Safra 31st outubro 2008, 18:30

__gArY__ escreveu:a minha duvida constitui no fato de quanto o homem é responsavel pelo desequilibrio do planeta?

Boa parte se deve a ação do homem, mas entenda bem, desquilíbrios ambientais são comuns, o que o homem está a fazer é "botar fogo na lenha".

Observe o infográfico:

Aquecimento Global - Página 2 Philjoneslui8


Esta é uma média de comparação entre as temperaturas sucessivas de um ano a outro.

Vou descrevendo superficialmente alguns fatos principais no período que fui editando ordenadamente, todos retirados do Wikipedia. Se quiser se aprofundar em algum fato, comente.

1870-1880
Repare ao hemisfério norte:
*Ocorre a unificação política da Itália, que impulsionou, mesmo que atrasada, a industrialização do país. Essa só atingiu ao norte da Itália, pois o sul continuou basicamente agrário
* Unificação Alemã que, liderada por Bismarck, impulsionou fortemente a Revolução Industrial no país que já estava ocorrendo timidamente desde 1815.
*Os Estados Unidos são industrializados após a Guerra da Secessão.
*Efeito intensificado com a Industrialização Ingleza, que já era avançada.

->Veja que houve um aumento significativamente rápido no gráfico em comparação a ocilação anterior.

1880-1907

*A ilha de Krakatoa, localizada no estreito de Sonda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, reduziu para um terço de seu tamanho,quando o vulcão do monte Perboewatan, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas.

->Queda rápida do gráfico, e depois voltou a ocilar. Os efeitos causados pelo krakatoa foram significativos em escala global, causando anomalias climáticas em boa parte do globo em um "mini" inverno nuclear.

1908-1912

*Ocorre o evento Tunguska, onde às 7h15 da manhã de 30 de junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu é na região da Sibéria Central . Não foram encontrados vestígios de meteorito, mas uma onda de impacto devastou toda a região do lago Baikal, afetando em menor grau todo o norte da Europa.

Repare ambos agora:
1914-1945

*Primeira e Segunda guerras mundiais, lembrando que foi um impulso para a produção industrial, e a degradação ambiental.

1955-1966

*O ciclo de atividade solar mais intenso observado foi o 19 que ocorreu de 1955 a 1966. + Guerra-Fria

1966-1980

*Crescimento exorbitante da população.

Aquecimento Global - Página 2 4qgwebs


1980-1990

*Revolução Técnico-Científica, e formação dos blocos econômicos.

1990-2000

*Nova Ordem Mundial.


Observando aos fatos, repare que nas degradações naturais que ocorreram, seus efeitos foram mínimos se comparados a ação do homem quanto a utilização de combustíveis fósseis. Quando houve algum evento mundial importante, foi onde a ocilação teve maior amplitude neste período.

__gArY__ escreveu: o co2 dispejado na atmosfera é suficiente para explicar tais pertubaçoes? ou sao fruto de causas naturais? pois ja usaram contra mim ate o argumento que em epocas passadas vulcoes despejavam mt mais co2 que os humanos na atmosfera. apesar de achar que isso nao seja um argumento que justifique, nao tive como contra argumentar.

Vulcões não expelem somente CO2, dependendo da classificação do vulcão, expelem em maior parte gases liquefeitos em suspensão como enxofre, amônia entre outros, que se em grandes quantidades, causam o famoso "inverno nuclear", que ao invés de aumentar a temperatura, diminuem.

Aí seria mais certo pensar em uma maior atividade vulcânica nos oceanos levando a uma acidificação da água, que causaria a morte de algas que são os verdadeiros "pulmões do mundo". E certamente levando a uma maior concentração de CO2, ou seja, um efeito indireto do vulcanismo, e não do CO2 no período que citaram.

Se quiser uma explicação mais exata para as altas concentraçoes em eras antigas, seria de que em épocas remotas o carbono preso ao petróleo era integrante da atmosfera devido a relações biológicas, e hoje está sendo novamente liberado, certamente se pesquisar, reparará que no período jurásico foi onde se teve as maiores temperaturas e é onde se teve a maior atividade biológica entre outras eras antigas.

Se perguntarem quem é o principal culpado pelo aquecimento global, fale que é o petróleo.
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por __gArY__ 1st novembro 2008, 13:52

safra tudo o que disse é exatamente a opiniao que tenho. o carbono que antes estava preso ao petroleo e ate mesmo as arvores desmatadas agora esta habitando nossa atmosfera e é ai que reside o problema.
concordo plenamente
abraços

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por tig 2nd novembro 2008, 21:40

Gauss escreveu:Há muitos desvios da realidade por causa dos interesses... Nunca se sabe destinguir mesmo onde começa o real e onde acaba este.

Concordo plenamente.. Muitas coisas são ocultadas.. E muitas delas graças ao dinheiro.. É dificil saber toda a verdade acerca deste problema!
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Aquecimento Global - Página 2 Empty Re: Aquecimento Global

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos