Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Einstein foi uma fraude?

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Vote_lcap14%Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Vote_rcap 14% 
[ 2 ]
Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Vote_lcap86%Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Vote_rcap 86% 
[ 12 ]
 
Total de votos : 14
 
 
Votação encerrada

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Safra 18th outubro 2008, 19:02

JoTa_9 escreveu:A atitude de alguém que diz que o trabalho de um colega é uma farsa, é simplesmente hipócrita!

Em vez de andar a perder tempo a dizer às pessoas que os outros são uma farsa, devia era pensar em si mesmo e no seu trabalho.

Aí está um pouco a centralizar. XD Concordo em questionar e não atacar. Não deviam ter em mente uma idéia somente, e sim todas as idéias possíveis de uma base coerente. Não queiram tratar com ciência de botequim. Razz
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por JoTa_9 18th outubro 2008, 19:31

Concordo em questionar e não atacar. Não deviam ter em mente uma idéia somente, e sim todas as idéias possíveis de uma base coerente

Claro.
Mas só assim se constroi a ciência. Pelo debate e pela dúvida.
E isso é tudo muito bom se nos trouxer algo de novo e útil. Que me interessa saber e fazer os outros saber, que Einstein copiou ou não o trabalho de outro?? Isso é fútil.
O que interessa é que ninguém tinha dado aquele passo, e com ele, Einstein fez progredir a ciência. Se foi no caminho mais correcto e verdadeiro, isso é outro assunto. Smile
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Carlos Costa 18th outubro 2008, 22:53

JoTa_9 escreveu:Claro.
Mas só assim se constroi a ciência. Pelo debate e pela dúvida.
E isso é tudo muito bom se nos trouxer algo de novo e útil. Que me interessa saber e fazer os outros saber, que Einstein copiou ou não o trabalho de outro?? Isso é fútil.
O que interessa é que ninguém tinha dado aquele passo, e com ele, Einstein fez progredir a ciência. Se foi no caminho mais correcto e verdadeiro, isso é outro assunto. Smile
Concordo totalmente com o Jota.
Em ciência o que nos interessa são as teorias e observações e experimentos que as comprovam... não os cientistas. Muitos cientistas "roubaram" muitas ideias de outros cientistas (como Galileu Galilei, por exemplo). O importante é que Einstein formulou a Teoria da Relatividade. Ter ou não mencionado Poincaré, é irrevelante.
O conhecimento da humanidade constroi-se com a ajuda de todos. Newton foi um grande cientista, mas mesmo ele, apoiou-se nos ombros de outros grandes cientistas, como ele próprio disse.

Não digo que os cientistas não devam ser elogiados (eu mesmo elogio Isaac Newton até à exaustão), mas sim que o conhecimento em si, é mais importante, do que quem o formula e descobre.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por __gArY__ 18th outubro 2008, 23:08

só acho que todos precisam ter humildade, usar o trabalho de alguem sem menciona-lo pode ser irrelevante pra voces, mas pra mim demostra uma personalidade egocentrica coisa que nao apoio

__gArY__
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 189
Idade : 36
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por JoTa_9 19th outubro 2008, 11:18

__gArY__ escreveu:só acho que todos precisam ter humildade, usar o trabalho de alguem sem menciona-lo pode ser irrelevante pra voces, mas pra mim demostra uma personalidade egocentrica coisa que nao apoio

É evidente!
Mas neste caso, todos conheciam o valor de Poincaré! E todos sabiam que lhe faltava alguma coisa para ir mais longe, logo, Poincaré não ficou diminuido.
O mesmo aconteceu com os ciencistas Amo Penzias e Robert Wilson, mas com eles foi mais dramático. Não mencionaram os trabalhos de Gamow e seus colaboradores, mas também "quase ninguém" conhecia as ideias deles e estavam pouco fundadas. Claro que é chato para a equipa de Gamow...

Como tu dizes, é preciso humildade, e o que eu dizia, é que acho hipócrita esse físico que nem conhecia, afirmar que Einstein era uma fraude, porque no fundo, ele só fez o seu trabalho.
Todos cometem erros.
E não vale a pena ficar agarrado ao passado. Caso Poincaré se senti-se plagiado, o mais que tinha que fazer era progredir também.
Acho que tudo isto passa por uma lição de vida.
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Safra 19th outubro 2008, 22:29

__gArY__ escreveu:só acho que todos precisam ter humildade, usar o trabalho de alguem sem menciona-lo pode ser irrelevante pra voces, mas pra mim demostra uma personalidade egocentrica coisa que nao apoio

Acho que a palavra "humildade" não cabe muito bem aqui, segundo o dicionarista Silvera Bueno, esta se tem como tema principal a inferioridade ou modéstia. Se fosse assim, niguém teria confiança suficiente sobre suas suposições e "jogariam" a batata quente nas mãos de uns e outros. O mais prudente aqui, acho que seria bem "digno de confiança", ou melhor , honesto.

Só para expor minha opnião. Neutral
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por G. Grivott 20th outubro 2008, 02:51

Senhores,
tanto Cesar Lates quanto Albert Einstein foram brilhantes em suas descobertas e teorias. Não cabe a nós, reles mortais questioná-los. Ambos devem merecer nossa admiração. Detenham-se em estudar e compreender as teorias propostas por eles. Certamente será melhor para todos e assim enriquecerá o conteúdo do fórum.


Última edição por G. Grivott em 20th outubro 2008, 14:00, editado 1 vez(es)

_________________
G. Grivott
http://grivott.blogspot.com/
G. Grivott
G. Grivott
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 172
Idade : 47
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por JoTa_9 20th outubro 2008, 13:38

G. Grivott escreveu:Senhores,
tanto Cesar Lates quanto Albert Einstein foram brilhantes em suas descobertas e teorias. Não cabe a nós, reles mortais questioná-los. Ambos devem merecer nossa admiração. Detenham-se em estudar e compreender as teorias propostas por eles. Certamente será melhor para todos e assim enriquecerá o conteúdo do fórum.

Ora...
Por isso é que acho que não interessa saber se Einstein foi uma farsa ou não. O que interessa é que ele nos propocionou.
JoTa_9
JoTa_9
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 166

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Pascoal 29th fevereiro 2012, 21:16

Cada um interpreta como quer, Henri Poincaré pode ter começado, e Einstein ter acabado. Leonardo da Vinci também criou a sua calculadora, mas anos mais tarde Pascal recebe o mérito de ter sido o inventor da calculadora. Podemos considerar isto um seguimento, a continuação de um trabalho, e não uma fraude. Eu ainda ando a "descobrir" Einstein, não foi um cientista que me causou muito interesse no passado, mas penso que um cientista não pode esconder a sua falta de sabedoria, se Einstein roubou uma teoria de alguém, então isso são sinais de falta de sabedoria, e ele certamente tinha amigos/colegas cientistas que tinham conversas com ele, e se eles o achassem "Burro" não o iriam considerar tão bom como ele parece.

Seja como for, quem cria uma teoria (correta) deve ter o direito do seu reconhecimento como cientista, mas mais importante que isso foi que isso contribui para o desenvolvimento de uma civilização, para a sabedoria de uma civilização.

Eu não irei votar, mas certamente falta ai uma opção: Einstein acabou o que Henri Poincaré começou.

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 2nd março 2012, 11:17

Muitas das coisas que achamos que são produtos de "nossa inspiração" são apenas lembranças do que já vimos ou ouvimos antes. Mas esquecemos disso...
Einstein pode estar sob suspeita, mas ele dedicou sua vida à física e foi muito cuidadoso no seu trabalho.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4077
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Kings 5th março 2012, 21:24

tig escreveu:Bem leonardo da vinci também tinha modelos de helicopteros e aviões e canhões desenhados mas isto soubesse sempre... agora a teoria da relatividade no tempo de leonardo da vinci não estou haver! :S


Apenas li o inicio, e não deixo de gostar desta citação do Tig, a relatividade não deixa de ser essas invenções de da Vinci, uma vez que ainda agora se procuram erros dentro da própria relatividade com as anotações deixadas pelo criador da mesma, assim posso concluir que Einstein apenas foi um descobridor de uma maravilha, sobre a qual temos assente grande parte das nossas descobertas posteriores, assim como foi assim que fomos à Lua.

"D.P. — Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?
César Lattes — Foi uma teoria furada. A luz é principalmente onda. Ele disse que a luz viajava como partícula. Está errado, é somente na hora da emissão da luz que ela se apresenta como partícula. E essa constatação já tinha sido feita por Max Planck."

Sendo um estudante que teve alguma física, pergunto-me como este senhor explicaria a saída de electrões quando a luz incidia em placas metálicas, pois foram feitos estudos que comprovaram isso, e a maior prova é o prémio que ganhou.

Após ler aquele remate, começo a pensar que o que ele disse pode ter tido origem numa frustração pelo esquecimento da "carta" nas gavetas, contudo pode ser que esse cientista tenha/teve uma teoria melhor a qual gostaria de ouvir e refletir.

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Kings 5th março 2012, 21:26

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Muitas das coisas que achamos que são produtos de "nossa inspiração" são apenas lembranças do que já vimos ou ouvimos antes. Mas esquecemos disso...
Einstein pode estar sob suspeita, mas ele dedicou sua vida à física e foi muito cuidadoso no seu trabalho.

Aproveitando um pouco deste, só para referir que muitas descobertas feitas tem sempre a base de outros trabalhos anteriores, nem que tenha sido um misera descoberta. Um exemplo disso é o do Prémio Nobel atribuído à estrutura do DNA, tal como tantas outras.

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Xevious 6th março 2012, 12:49

Sei que existe descobertas que o momento da história é adequado para "descobri-las".

É quando se tem já as condições técnicas de desenvolver a idéia e todos requisitos serem atendidos.

Mas esta mesma idéia pode ter ocorrido no passado, mas naquela época, não tinha a evolução tecnológica necessária para toca-la adiante.

Portanto uma idéia pode ser "descoberta" diversas vezes na história, e diversas vezes pode ser descartada, ou simplemente não poder ir adiante por não ter as condições necessárias.

Por outro lado, podem ocorrer até que idéias semelhantes sejam descobertas por diversas pessoas em diversos paizes por pessoas que nunca se conheceram.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 13th agosto 2020, 10:19

Reprodução da Entrevista com Lattes, perdida dos links citados nessa trilha

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Cesar-lattes

Entrevista: César Lattes e a farsa de Einstein
21 de maio de 2018
Sentinela Mídia Independente

OPINIÃO
Nos ajude a espalhar a palavra:fb-share-iconTweet
O físico brasileiro de renome internacional conversou sobre o método fraudulento de Einstein para se vender como o pai da famosa equação e=mc². A transcrição que segue é de uma entrevista publicada pelo jornal  Diário do Povo, de Campinas (SP), em 5 de agosto de 1996.

“Albert Einstein, uma farsa! Hawking um mal conceituado, educação preguiçosa e industria energética!”

Ele é o maior físico brasileiro deste século. Por duas vezes, esteve a um passo de ganhar o Prêmio Nobel. Na primeira vez, em 1947, pela descoberta de uma partícula que integra o núcleo do átomo: o méson pi. Na segunda vez, em 1948, por haver produzido artificialmente o méson pi, a mesma partícula que descobriu em laboratório.

César Lattes, nascido Cesare, em 1924, Curitiba-PR, filho de pais italianos, encarna um pouco aquele estilo de gênio polêmico e excêntrico.

Além de seus méritos como cientista, Lattes tem em seu currículo o fato de ter sido um dos co-fundadores da Unicamp em 1962. Desde 63, Lattes vive em Campinas, próximo à universidade.

E foi em sua casa que César Lattes recebeu a reportagem do Diário para a entrevista. Uma casa branca, ao estilo antigo, com vários quadros (inclusive três de Portinari), diversos discos de vinil (ele não gosta de cds), estatuetas de santos e, obviamente, livros (não só de ciências, mas também de arte e uma grande Bíblia).

O cientista dispõe de uma página dedicada a ele na Internet, produzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

A seguir, os principais trechos da entrevista.
Professor, o que vem a ser exatamente o méson pi?

César Lattes: O méson pi é uma partícula integrante do núcleo do átomo. Ela é apontada como uma das principais responsáveis pela integridade do núcleo, impedindo-o de desintegrar-se.
Há alguma aplicação tecnológica para essa descoberta atualmente?

César Lattes: No momento, não, mas há a possibilidade de usar o méson pi no tratamento radioterápico contra o câncer. Existe um estudo neste sentido na Inglaterra. Os raios gama produzem um estrago muito grande não só no tumor como na região em volta. E o méson pi seria mais eficiente no combate à doença, porque concentra-se praticamente só no tumor. É uma tecnologia ainda em estudos. Há também a possibilidade da produção de raios-X de maior precisão, que poderia ser aplicado na análise de ligas metálicas.

O senhor quase ganhou por duas vezes o Prêmio Nobel, não é mesmo?

César Lattes: O inglês Cecil Frank Powell ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1950. Ele levou o prêmio pelo método de revelação fotográfica da partícula do meson pi. Era o mais velho de nós e era também inglês. Havia também o italiano Guiseppe Occhialini. Eu tinha 23 anos quando participei da descoberta, em 1947. Era muito novo. Ele era o professor residente em Bristol e nós pesquisadores associados. O prêmio acabou ficando para ele…

Em 1950, o senhor tinha 26 anos, um ano a mais que Einstein quando ele recebeu o Nobel…

César Lattes: Já imaginou que problema eu teria? Iria passar o resto da vida fazendo cartinhas de recomendação como o Einstein. Graças a ele, muitos maus cientistas conseguiram bons cargos em universidades.

E a segunda vez?

César Lattes: A segunda vez está relacionada à produção artificial de mésons. Isso foi no ano seguinte à descoberta do méson pi, em 1948. Essa pesquisa eu desenvolvi com o físico norte-americano Eugene Gardner. Na época, a comissão do Prêmio Nobel se interessou, e chegou a enviar uma carta para mim por meio da Universidade do Brasil, atual Universidade do Rio de Janeiro. Só que a burocracia interna fez com que a carta só fosse entregue a mim um ano depois. Neste período, meu parceiro de pesquisa morreu. E como não se dá prêmio póstumo, perdi a oportunidade.

Professor Lattes, o físico inglês Stephen Hawking afirmou, em seu livro “Uma breve história do tempo” que os físicos têm gasto tempo demais na pesquisa da física de partículas. O senhor concorda com isso?

César Lattes: Aquele livro é uma droga, uma porcaria. Ele não tem representatividade nenhuma na física. Sua fama é fruto só da imprensa. Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro… é um pobre coitado.

Mas ele é um físico muito conceituado…

César Lattes: Ele pode ser conceituado na imprensa, mas não é conceituado no meio científico.

O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo?

César Lattes: Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

E onde exatamente ele cometeu a falha a qual o senhor está falando?

César Lattes: Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré. A fama de Einstein é mais fruto do lobby dele na física do que de seus méritos como cientista. Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de história da física de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hawdrik Lawrence. Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida. Uma grande bobagem. Einstein sempre foi uma pessoa dúbia. Ele foi o pacifista que influenciou Roosevelt a fazer a bomba atômica. Além disso, ele não gostava de tomar banho…


Então o senhor considera a Teoria da Relatividade errada? Aquela famosa equação E=mc² está errada?

César Lattes: A equação está certa. É do Henri Poincaré. Já a teoria da relatividade do Einstein está errada. E há vários indícios que comprovam esse ponto de vista.

Mas, professor, periodicamente lemos que mais uma teoria de Einstein foi comprovada…

César Lattes: É coisa da galera dele, do lobby dele, que alimenta essa lenda. Ele não era tudo isso. Tem muita gente ganhando a vida ensinando as teorias do Einstein.

Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?

César Lattes: Foi uma teoria furada. A luz é principalmente onda. Ele disse que a luz viajava como partícula.

Está errado, é somente na hora da emissão da luz que ela se apresenta como partícula. E essa constatação já tinha sido feita por Max Planck.

O senhor chegou a conhecer os grandes físicos naquela época em que esteve na Europa e nos Estados Unidos?

César Lattes: Conheci os irmãos Oppenheiner, o Robert e o Frank, que foram bons amigos meus. O Robert era mais um filósofo.

Mas foi ele que comandou o projeto da bomba atômica.

César Lattes: Sim. Ele coordenou a parte de Los Alamos, que produziu as primeiras bombas. Mas o Robert não era a favor da bomba. Ele se recusou a fazer a bomba de hidrogênio e foi colocado de lado por isso. Frank não era tão filósofo assim. Ele era mais pragmático. Ambos terminaram marginalizados por causa do macartismo, que perseguia esquerdistas nos EUA nos anos 50. Já o Enrico Fermi eu conheci superficialmente.

Por que o senhor não se transferiu para o exterior?

César Lattes: Não sou mercenário. Não me vendo, ainda mais para fazer guerra.

Estive vendo que o senhor tem três quadros de Portinari, um até com dedicatória…

César Lattes: Comprei uma gravura em aquaforte, que é um trabalho em série, em uma exposição. Quando ele ficou sabendo, veio correndo e me entregou uma segunda aquaforte com uma dedicatória (“Para o Lattes, glória do Brasil, e para Martha, com a auspiciosa admiração de Portinari”). O terceiro quadro, ele me deu tempos depois. Foi feito a lápis e reproduz uma cena da minha infância, que ele produziu de forma impressionante. Parecia até que ele tinha estado lá.

O senhor considera satisfatório o nível da física praticada hoje em dia no Brasil?

César Lattes: Não.

Por quê?

César Lattes: Acho que hoje há muita química e pouca física nos centros de pesquisa do país. Atualmente, a moda na ciência é a física analisar as propriedades dos materiais. O que, para mim, está mais para a química do que para a nossa disciplina. Além disso, esse tipo de saber tem pouca aplicação no Brasil. Para quê indústria está se fazendo essa pesquisa? Para as indústrias dos países ricos.

Para onde então deveria se dirigir os esforços de pesquisa?

César Lattes: Para as fontes de energia alternativas e baratas. Haveria muito mais potencial de aplicação aqui desse tipo de conhecimento.

Qual sua avaliação da qualidade atual de nossas universidades?

César Lattes: Bem, a USP hoje em dia para mim está fossilizada. Deitou na fama e acomodou-se. Não há criatividade lá, como houve no passado. O caso da Unicamp não é muito diferente. Hoje em dia, valorizam-se mais os títulos e cargos do que a pesquisa pura nas universidades. Há papéis e computadores demais e reflexão e criatividade de menos. Outro problema, principalmente no caso da Unicamp, que conheço mais, é o inchaço do corpo burocrático, que consome a maior parte das verbas destinadas à universidade.

Qual problema o senhor vê com os computadores?

César Lattes: O computador trouxe uma certa preguiça intelectual para alguns cientistas. Pensa-se menos hoje em dia. Eu chegaria a dizer que alguns cientistas nem sequer pensam. Ficam dependentes do computador e deixam de lado a criatividade.

E como o senhor vê atualmente o papel do governo na educação?

César Lattes: Equivocado demais nas universidades federais, que estão com suas burocracias inchadas e nada preocupadas com a pesquisa primária, que é muito importante e fundamental.

Há muito tempo, a física descarta a hipótese da existência de Deus. Atualmente, como está a relação entre a religião e a ciência?

César Lattes: Acho que você está enganado. O maior de todos os físicos, Isaac Newton, pesquisou a Matemática e a ótica, mas também a alquimia e dedicou-se à pesquisa do Apocalipse de São João. O matemático que estabeleceu as bases da mecânica quântica acreditava em Deus.

Estive notando, o senhor fuma muito, e ainda por cima cigarro sem filtro…

César Lattes: Nem tanto assim. Fumo os sem filtro porque os de filtro fazem mal à saúde e, com os sem filtro, termino fumando só a metade do cigarro. Eu acabo por fumar um maço e pouco, no máximo dois. Além disso, o fumo e o café são estimulantes intelectuais.

Mas o fumo não faz mal à saúde?

César Lattes: Há muita estatística. Eu costumo dizer que, quando há muita estatística, é porque Deus ainda não se decidiu.

Estava notando a sua coleção de discos. O senhor não tem cd?

César Lattes: A gravação em cd é uma porcaria. Não registra direito graves e agudos. Então, procuro em sebos e compro um monte de discos de vinil de Vivaldi e Beethoven por R$ 1 e R$ 2.

Kawi Schneider entrevistando Gotthard Barth, físico alemão, em 1990, em Berlin, discorre sobre Einstein e como ele plagiou a teoria da relativi

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4077
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 30th setembro 2020, 16:51

"A ciência é uma irmã caçula (talvez bastarda) da arte."
- Cesar Lattes

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4077
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 13th fevereiro 2022, 13:52

Na primeira edição da Teoria da Relatividade de Einstein, que ele chamou de Teoria da Relatividade Restrita, ele confundiu medida com grandeza. Na segunda edição, a Teoria da Relatividade Geral, ele confundiu o número com a medida.

Conheçam um curioso caso de identidade matemática e, ao mesmo tempo, alteridade física:

https://pir2.forumeiros.com/t190323-um-curioso-caso-de-indentidade

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4077
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Einstein: César Lattes diz que é uma farsa - Página 6 Empty Re: Einstein: César Lattes diz que é uma farsa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos