Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Solução para o Capitalismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Solução para o Capitalismo

Mensagem por Xevious 31st julho 2012, 12:17

A humanidade antigamente não tinha a noção que a higiene era necessária e com isso adquiriu várias doenças onde morreram milhões, até que os cientistas chegaram a conclusão de que existiam micróbios e que com higiene se conseguia se prevenir de várias doenças.

Com a evolução da humanidade descobrimos que tinha que cuidar da nossa própria higiene.

Mas ainda lidávamos com os recursos naturais como que eles nunca se esgotassem, matávamos animais não só por necessidade mas por prazer também, devastávamos florestas para consumir seus recursos.Com isso várias espécies foram extintas.

Então chegamos a conclusão de que temos que nos limitar quanto a nossa ganância por recursos naturais.

Sujávamos os rios e mares, matando animais e causando poluição, causando doenças e fome nas populações que mais dependiam da fauna marítima além de causar escassez de água para o consumo.

Chegamos a conclusão que temos que tratar com respeito os recursos aquíferos.

Mas ainda não nos importávamos com o lixo, depositávamos lixo em qualquer lugar e não tínhamos a mínima intensão de reciclar algo.
Aí descobrimos que lixo ao céu aberto causava a proliferação de doenças e também que reciclar era uma ótima alternativa, inclusive econômica.

Chegamos a conclusão de que temos que tratar com seriedade nosso lixo, e inclusive reaproveitá-lo.

Hoje em dia, percebemos que o sistema capitalista esta funcionando como um canibal autofágico, consumindo nossos próprios recursos, fazendo com que uns acumulem cada vez mais dinheiro e mais quantidade de gente seja adicionada ao grupo de pessoas que escassas condições de vida.

Então devemos, como uma sociedade em geral, chegar a conclusão que devemos parar com o excesso de direitos de quem se beneficia com o sistema capitalista.Isto para proporcionar uma vida mais condizente para a grande maioria da população.

E eu tenho uma proposta.

Limitar a renda de quem ganha muita grana.

Mas não impedir que quem queira pagar oque quiser a quem queira.

No caso a renda acima de certo limite seria repassada ao governo.Mas ainda pertenceria a pessoa, mas o governo teria o direito de uso.

Esse dinheiro não seria eternamente para o governo, o cidadão poderia resgatar em algumas situações.
Como por exemplo, se deseja criar uma atividade que fomente novos empregos, ou que proporcione economia para o pais, ou que os recursos investidos sejam direcionados para a saúde ou alimentação da população. Ou seja, algo que beneficie a população.

Também existiria outra maneira de receber seu dinheiro de volta, que vou explicar no caso de um jogador de futebol. Vamos dizer que um jogador tenha um grande salário mensal e a cada mês ele repassaria uma boa quantidade de renda para o governo. Um dia ele terá que parar de jogar futebol, aí então sua renda seria abaixo do limite imposto, a partir deste momento ele passaria a receber o seu dinheiro de volta do governo, até o limite do valor.

Este dinheiro também poderia ser repassado aos herdeiros do cidadão, caso seu falecimento, mas somente até o valor limite, ou seja, nunca de uma bolada só.

Porque repassar ao governo?
É porque cabe ao governo investir na melhoria de condições para a população.
E cabe a população cobrar o governo por medidas de melhoria e também a escolha do representantes do governo.

Note que minha proposta não iria interferir às contas bancarias das pessoas, mas somente a renda mensal.

Quanto ao valor limite, acredito que o ideal é que ele comece com um valor bem alto, vamos dizer um salário de um milhão de reais ao mês, e vá abaixando periodicamente até um valor de salário de 100mil reais, ou menos.

Um efeito colateral desta solução é que com o tempo ninguém teria dinheiro o suficiente para fazer grandes gastos pessoais.
As pessoas não poderiam mais comprar Ferraris, Iates, Obras de arte caras, etc.
Mas em compensação teríamos melhores condições de vida para muita gente.

Eu prefiro um mundo sem Ferraris e sem gente passando fome.

O capitalismo não é problemático em si, mas sim seus excessos.

Acho que chegou a hora de reconhecermos que temos que nos limitar quanto aos nossos direitos do uso pleno do capitalismo.

Claro que minha solução não é uma proposta fechada, eu estou disponibilizando-a para ser analisada e complementada e finalizada.

Esta solução precisa de uma outra para ser viável que é uma solução para a corrupção também, que também tenho uma proposta, numa outra oportunidade irei colocar aqui também

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Re: Solução para o Capitalismo

Mensagem por cleto_lucas 29th outubro 2012, 23:12

Não vejo como devolução do dinheiro os meios propostos por você. "criar uma atividade que fomente novos empregos", isso não é devolução do dinheiro. Algo que cria empregos é uma "fábrica de dinheiro", ou seja, algo que se aproveita da mais valia para enriquecer uma camada mais do que empobrece outra, visto que o produto bruto passa a ter mais valor por sua eficiência e por sua associação a uma marca.
Basicamente você permite que uma pessoa com muito dinheiro possa produzir mais dinheiro mas não possa usa-lo.
Outro ponto do qual discorda é o limite. O que você sugeriu é absurdamente alto, não surtiria grandes efeitos. Primeiro: Ferraris continuaria a existir e iates também (Quanto você pensa que uma pessoa precisa ganhar pra comprar uma Ferrari? Seus parâmetros de valor monetário estão um pouco desequalizados kkk), e Segundo: O valor máximo deveria ser drasticamente menor para que algum efeito pudesse ser notado (Não sei estimar aqui, mas acredito que para um salário máximo final R$20.000,00 ainda é muito, você deve considerar a média de renda. Até metade do que eu disse pode ser que seja muito).
Mas isso não torna o que você propôs ruim. Porém, convenhamos, não é a melhor opção (não que o capitalismo moderno seja bom, mas uma mudança como a essa necessitaria de uma revolução(os grandes proprietários não aceitariam), e uma revolução pode trazer ideias melhores, como a proposição da ausência de propriedade, claro, não a propriedade básica, sua camisa continuaria sendo sua, mas a propriedade referente as "fábricas de dinheiro", já que sem elas você diminui a mais valia e aumenta a igualdade).

cleto_lucas
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Re: Solução para o Capitalismo

Mensagem por Xevious 29th outubro 2012, 23:22

Cleto_lucas, suas observações foram interessantes, mas a idéia que tive não esta completa, tanto que creio que ainda demoraria talvez décadas até que a sociedade inteira tivesse ciencia desta idéia (ou uma parecida) e a leve a sério.

Voce teria sugestões a acrescentar, amadurecer a idéia?
cleto_lucas escreveu:Uma mudança como a essa necessitaria de uma revolução
A idéia é que não seja pela força uma mudança assim, mas pela concientização, por isto que falo que é ainda uma idéia para o futuro, mas que podemos começar a discuti-la desde agora.

Não vejo como devolução do dinheiro os meios propostos por você. "criar uma atividade que fomente novos empregos", isso não é devolução do dinheiro. Algo que cria empregos é uma "fábrica de dinheiro", ou seja, algo que se aproveita da mais valia para enriquecer uma camada mais do que empobrece outra, visto que o produto bruto passa a ter mais valor por sua eficiência e por sua associação a uma marca.
Talvez voce tenha razão
ou talvez tenhamos que pensar em parâmetros ideais

A idéia de instituir um investimento com uma característica de fomentar empregos como válido para o resgate, é exatamente para dar uma característica menos radical.

A questão dos limites, é ainda uma questão inicial, um valor a ser implantado deveria ser muito bem estudado e aceito pela sociedade.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Re: Solução para o Capitalismo

Mensagem por Paula Ieda 30th outubro 2012, 20:55

se fôssemos dar uma determinada contia para o governo guardar para nós, eu preferia abrir uma conta no banco e depositar meu dinheiro lá.
no banco eu sei que meu dinheiro estará seguro.
já nas mãos dessas pessoas que não conheço, já não sei.
Eu acho que não mudaria nada quanto a isso!
Paula Ieda
Paula Ieda
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 7
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Re: Solução para o Capitalismo

Mensagem por Xevious 30th outubro 2012, 23:03

Paula Ieda escreveu:já nas mãos dessas pessoas que não conheço, já não sei.
a jogada é ter total transparência

saber quanto tem, pra onde vai, etc...

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para o Capitalismo Empty Re: Solução para o Capitalismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos