Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Universo é finito ou infinito?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Carlos Costa 31st dezembro 2012, 22:01

O Universo é finito ou infinito? Existe um limite no espaço? O Universo é circular tal como o planeta Terra?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 1st janeiro 2013, 09:01

Carlos Costa escreveu:O Universo é finito ou infinito? Existe um limite no espaço? O Universo é circular tal como o planeta Terra?

O Universo é finito ou infinito?
Filosoficamente, infinito.

Existe um limite no espaço?
A morte térmica, entropia invertida, ou expansão cósmica indefinida, à caminho do infinito.

O Universo é circular tal como o planeta Terra?
Essa idéia é atraente, embora há algumas evidências que a matéria cósmica esparrama-se num único plano. Talvez o cosmos possa ter a aparência de um disco com o seu raio em expansão.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Carlos Costa 1st janeiro 2013, 18:43

Jonas Paulo Negreiros escreveu:Filosoficamente, infinito.
Filosoficamente? E cientificamente?
Qual a diferença entre o ponto de vista filosófico e científico sobre o tamanho do Universo?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 1st janeiro 2013, 21:21

Carlos Costa escreveu:
Jonas Paulo Negreiros escreveu:Filosoficamente, infinito.
Filosoficamente? E cientificamente?
Qual a diferença entre o ponto de vista filosófico e científico sobre o tamanho do Universo?

Filosoficamente: nossa razão não admite uma plaquinha onde esteja escrito "fim do mundo". Sempre vamos pensar o que pode haver depois da plaquinha.

Cientificamente: não sabemos onde está a plaquinha do fim do mundo. Não sabemos nem mesmo o que é espaço.
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Xevious 2nd janeiro 2013, 12:53

Ontem eu estava passeando com minha esposa, aí então um cachorro passou a nos acompanhar, andamos um bocado, e retornamos para o local onde o cão começou a nos acompanhar e neste ponto ele retornou para sua área de convívio.
Eu pensei.. Ele deve ter pensado que deu a volta ao mundo hehehe

Mas retornando ao assunto, eu me declarei contra que o conceito de infinito seja utilizado em fórmulas matemáticas.
Porque nunca é de verdade infinito, pode ser um número bem grande, mas ainda assim não seria infinito.

Hoje mesmo, calculei quantos eletrons poderia ter o planeta Terra, cheguei a conclusão que seria um número com 55 zeros, mas poderia ter calculado mais, que tal, quantos eletrons caberiam no universo conhecido?

Nunca é mesmo "infinito" portanto ele não de ser usado em fórmulas matemáticas.
Ou vão se ver comigo Smile



Mas o espaço (note não o universo) mas o espaço, de acordo com o conceito que o universo existe "dentro de algum espaço" e não o contrário, o espaço seria a única coisa que teria a "capacidade" de ser infinito, sendo que não temos ainda como afirmar mesmo que isto seja verdade..

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por michael patury 18th fevereiro 2013, 22:06

Outro dia olhei na internet um ponto de vista muito interessante: geometria toroidal! Qual a possibilidade do universo ter essa forma? Muito interessante!!! É so clicar na imagem....O Universo é finito ou infinito? Toroidepropost
Dessa forma o universo seria cíclico! estaria se expandindo para si mesmo!

michael patury
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 18th fevereiro 2013, 22:51

O toroide foi usado para resolver o problema das três casinhas e as três redes de abastecimento: água, gás e energia elétrica. É a única maneira de fazer com que cada casa receba as três linhas sem cruzamentos, conforme pede o problema original.

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Robson Z. Conti 5th abril 2013, 11:27

Quando se fala em Universo ser finito ou infinito, há um detalhe a ser definido de antemão. Pois podemos estar falando, ou do universo observável, ou deste universo, ou do conjunto de tudo o que porventura exista. Em geral grafo o “universo observável” e “este universo” com inicial maiúscula e o conjunto de tudo o que existe com inicial maiúscula, pois entendo que entre a parte e o todo, o todo deve ter mais destaque (o Marcelo Gleiser usa de notação contrária à minha, conforme se pode ver em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/1231779-universo-ou-universo.shtml, pois ele dá mais relevância ao “que temos confiança na sua existência e somos parte dela”, em uma posição que considero “geocêntrica” demais para a época).

Se a pergunta tema deste tópico estiver se referindo ao universo observável, a mim parece evidente que há de ser finito, pois algo ilimitadamente grande não pode ser “observável”.

Se a questão se referir à estrutura que passou a ter existência após um evento extraordinariamente violento ao qual conhecemos atualmente por Big-Bang, a mim também parece evidente que há que ser também finito, pois teve início em tempo finito e a velocidade de expansão cósmica, mesmo elevada, não pode ter produzido uma estrutura ilimitadamente extensa.

Já se a pergunta for feita em relação ao Universo, ou seja, ao conjunto de tudo o que existe ou possa existir (ao que alguns se referem como “o Todo”), eu não sei a resposta. Esta foi, continua sendo e provavelmente continuará a ser uma questão irrespondível por um tempo que temo ser longo demais para a minha existência (alguns desconfiam que a dúvida perdurará por um tempo que pode transcender a existência da própria espécie humana).

O meu modelo preferido de universo (com inicial minúscula, pois se refere a este universo) é parecido com a toróide. Só que, não tem uma geometria efetivamente toroidal e sim bilobular, ou seja, com dois lóbulos saindo de uma região central, para a qual converge o material existente em um disco de acresção. Poderia ser também descrito como duas toróides superpostas, as quais seriam, cada uma delas, uma simples e corriqueira célula de convecção de Bernard-Rayleigh.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/Convection.gif

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:EstruturaUniversoSustentavelFluxoEnergiaEscura.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/BigBangAtomBomb.png

Pelo que apurei, algumas pessoas chamam a eventuais regiões a nós inacessíveis ou apenas inobserváveis como outros universos ou universos paralelos.

[]s

P.S.: Por falar em infinito, o meu amigo Einstein tem uma frase muito boa a respeito dele.

"Existem apenas duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo".

É só ver abrir os jornais e ver o tamanho da disputa para demonstrar cabalmente quem é menos civilizado que passo a dar total razão ao meu amigo: a única coisa que efetivamente podemos afirmar infinita é a estupidez humana.

Robson Z. Conti
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 232

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo é finito ou infinito? Empty Re: O Universo é finito ou infinito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos