Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Universo Matrix Ternário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Universo Matrix Ternário Empty Universo Matrix Ternário

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 9th agosto 2022, 11:29

Há um estranho jargão inerente à física quântica, tais como "colapso de onda", "flutuação quântica", " "superposição de estados" e por aí vai. Todas essas expressões levam ao desconhecido.

Matemáticos trabalham furiosamente para explicar o mundo quântico, mas os resultados não tem sido bons. Por exemplo, a(s) teoria(s) das cordas não permitiram fazer uma única previsão verificável.

A física quântica desafia a lógica.

Por falar em lógica, há quem diga que o universo é imaterial, composto apenas de regras lógicas. Há muita especulação sobre o universo ser regido por lógica binária. Mas a lógica binária é compreensível.

Nesses termos, a lógica ternária se adequa mais aos fenômenos quânticos, pois além das condições "falsa" e do "verdadeira", também  admite a condição "desconhecida".

Mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_tern%C3%A1ria

Pelo artigo citado, parece que a linguagem da lógica ternária é processada em computadores binários, isto é, computadores cujo hardware de opera apenas em dois estados, "zero-um".

A tecnologia eletrônica conta com dispositivos que operam com fontes de energia elétrica simétricas, isto é: tensões positivas, negativas e nulas, "menos um, zero e mais um". Há também circuitos operacionais, que embora sejam utilizados amplamente em aplicações analógicas (funções contínuas, estados indefinidos), podem também operar em aplicações digitais (funções logarítmicas, estados discretos).

Vou pesquisar mais sobre o assunto e verificar se a lógica ternária pode ser operada em circuitos simétricos.

Enquanto isso, segue abaixo uma pista sobre o "estado da arte ternária":

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1155530-tern%C3%A1rio-est%C3%A1-morto/


_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Universo Matrix Ternário Empty SETUN, um computador ternário

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 9th agosto 2022, 11:49

SETUN, um computador ternário

Desenvolvedor Sergei Sobolev e Nikolay Brusentsov na Universidade Estadual de Moscou

Fabricante Kazan Mathematical Plant

Data de lançamento 1959; 63 anos atrás
Tempo de vida 1959-1965

Unidades vendidas 50

Sucessor Setun-70

Setun (em russo: Сетунь) foi um computador desenvolvido em 1958 na Universidade Estadual de Moscou. Foi construído sob a liderança de Sergei Sobolev e Nikolay Brusentsov. Era o computador ternário mais moderno, usando o sistema de numeração ternário balanceado e lógica ternária de três valores em vez da lógica binária de dois valores predominante em outros computadores.

Visão geral
O computador foi construído para atender às necessidades da Universidade Estadual de Moscou. Foi fabricado na fábrica Kazan Mathematical. Cinquenta computadores foram construídos de 1959 até 1965, quando a produção foi interrompida. A memória operacional característica consistia em 81 palavras de memória, cada palavra composta por 18 trits (dígitos ternários) com 1944 palavras adicionais no tambor magnético (total de cerca de 7 KB).[1] Entre 1965 e 1970, um computador binário regular foi usado na Universidade Estadual de Moscou para substituí-lo. Embora este computador binário de substituição tenha um desempenho igualmente bom, foi 2,5 vezes o custo do Setun.[2]

Em 1970, uma nova arquitetura de computador ternária, o Setun-70, foi desenvolvida. As ideias de programação estruturada de Edsger W. Dijkstra foram implementadas no hardware deste computador. O conjunto de instruções curtas foi desenvolvido e implementado por Nikolay Brusentsov independentemente dos princípios da arquitetura RISC.[2]

A arquitetura de hardware Setun-70 foi transformada no Sistema de Diálogo de Programação Estruturada (DSSP). O DSSP emula a arquitetura "Setun 70" em computadores binários, portanto, cumpre as vantagens da programação estruturada inventada por Edsger W. Dijkstra. A linguagem de programação DSSP tem sintaxe semelhante à linguagem de programação Forth, mas possui uma sequência diferente de instruções básicas, especialmente instruções de salto condicional. O DSSP foi desenvolvido por Nikolay Brusentsov e estudantes de doutorado na década de 1980 na Universidade Estadual de Moscou. Uma versão de 32 bits foi implementada em 1989.

Referências
"ЭВМ Сетунь" [Setun computer]. Museu Russo do Computador Virtual (em russo). Recuperado em 20 de setembro de 2016.
Brousentsov, N.P.; Maslov, S.P.; Ramil Alvarez, J.; Zhogolev, E. A. "Desenvolvimento de computadores ternários na Universidade Estadual de Moscou". Museu Russo de Computadores Virtuais. Recuperado em 19 de janeiro de 2015.

fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Setun

Mais:
O COMPUTADOR SETUN
29 de dezembro de 2014

Na semana passada, dei uma palestra no QEC Zurich , para a qual decidi falar sobre o potencial dos computadores quânticos construídos a partir de sistemas quânticos de nível d. Ao me preparar para a palestra, descobri que nem todos os computadores convencionais usam lógica binária. Em 1958, o primeiro computador Setun foi construído na Universidade Estadual de Moscou usando lógica ternária, ou 3 estados. Fiquei fascinado com essa curiosidade da computação e decidi iniciar minha palestra com uma breve menção a ela. Aqui vou falar um pouco mais sobre isso, mas realmente quero convidar qualquer leitor experiente a me contar mais sobre Setun! Encontrei algumas fontes em inglês, mas a grande maioria da literatura está em russo.

https://earltcampbell.com/2014/12/29/the-setun-computer/

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos