Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Menor medição de gravidade de todos os tempos é alcançada em pesquisa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Menor medição de gravidade de todos os tempos é alcançada em pesquisa Empty Menor medição de gravidade de todos os tempos é alcançada em pesquisa

Mensagem por Jonas Paulo Negreiros 27th fevereiro 2024, 17:58

Menor medição de gravidade de todos os tempos é alcançada em pesquisa
Experimentos podem unir duas grandes teorias da física do século XX

Gabriel Sérvio  26/02/2024 15h10
Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Menor medição de gravidade de todos os tempos é alcançada em pesquisa Quantum-gravity-m-1024x684
Representação artística de uma partícula sob influência da gravidade quântica. Imagem: Universidade de Southampton

Cientistas quebraram um novo recorde: o de menor medição da gravidade. A técnica utilizada para o feito é promissora e pode até determinar se a gravidade pode ser quantizada (ou quantificada), unindo conceitos de duas grandes teorias da física, a relatividade geral e a mecânica quântica.

O que aconteceu
Uma das grandes revelações do início do século XX é que a energia não é contínua, existindo em pequenos pacotes minúsculos conhecidos como ‘quanta‘ (um conceito da física que se refere à ideia de que a energia pode assumir valores específicos).

Esta descoberta gerou diversas investigações, mas algumas incertezas permanecem, uma delas é: será que a gravidade também existe em pacotes pequenos? É o que o experimento tentou responder.

Embora a ideia pareça simples, a gravidade é muito difícil de medir em escalas microscópicas porque é muito fraca.
Para superar o desafio, Pesquisadores da Universidade de Leiden e Southampton precisaram de armadilhas supercondutoras avançadas, campos magnéticos precisos e detectores sensíveis protegidos contra vibrações para fazer o trabalho.
A equipe usou um ímã levitante para medir os efeitos da gravidade em uma partícula de 0,43 miligramas resfriada a -273,14°C.
As condições superfrias minimizam a vibração da partícula, permitindo à equipe medir uma atração gravitacional minúscula de 30 attonewtons (ou 0,00000000000000003 Newton) sobre ela.
A força foi produzida por blocos de 1 kg. Uma roda ajustou os pesos para que sua influência sobre a partícula pudesse ser medida em diferentes distâncias.
O Dr. Tim Fuchs, que liderou o estudo, sugere que a mesma técnica pode descobrir se a gravidade pode ser quantizada.

A gravidade quantizada
A existência da gravidade quantizada é considerada a chave para resolver a aparente incompatibilidade entre a mecânica quântica e a relatividade geral, considerada a melhor teoria para representar a gravidade.

No entanto, décadas de pesquisas não conseguiram encontrar evidências para explicar teoricamente como isso funcionaria. Os novos experimentos estão mais perto do objetivo.

Durante um século, os cientistas tentaram e não conseguiram compreender como a gravidade e a mecânica quântica funcionam juntas. Agora que medimos com sucesso os sinais gravitacionais na menor massa já registrada, isso significa que estamos um passo mais perto de finalmente perceber como isso funciona em conjunto

Dr. Tim Fuchs, líder do estudo, em comunicado.

“Ao compreender a gravidade quântica, poderíamos resolver alguns mistérios do nosso universo – como ele começou, o que acontece dentro dos buracos negros e unir todas as forças em uma grande teoria”, acrescentou o especialista. “Nos ajudará a desvendar mais segredos sobre a própria estrutura do universo, desde as menores partículas até as maiores estruturas cósmicas”, complementou o professor Hendrik Ulbricht, co-autor do estudo.

As informações são do Iflscience. O estudo está disponível para acesso na revista Science.

Fonte:
https://olhardigital.com.br/2024/02/26/ciencia-e-espaco/menor-medicao-de-gravidade-de-todos-os-tempos-e-alcancada-em-pesquisa/

_________________
Gráviton, onde tu estás que não te encontro Razz ?
Jonas Paulo Negreiros
Jonas Paulo Negreiros
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 4057
Idade : 70
Localização : Jundiaí, São Paulo - Brasil

https://web.archive.org/web/20170721052353/sbtvd.anadigi.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos