Problemas de Mobilidade Elétrica
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Problemas de Mobilidade Elétrica
Como armazenar grande quantidade de energia dentro de riscos toleráveis?
O incidente com o ônibus não teve vítimas fatais, mas levanta dúvidas sobre o futuro dos veículos a bateria.
Reação em Cadeia...
A história se repete?
Depois do acidente com o Hindenburg, ninguém mais quis saber de dirigíveis com bolsões de hidrogênio ...
O incidente com o ônibus não teve vítimas fatais, mas levanta dúvidas sobre o futuro dos veículos a bateria.
Reação em Cadeia...
A história se repete?
Depois do acidente com o Hindenburg, ninguém mais quis saber de dirigíveis com bolsões de hidrogênio ...
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Na França mandaram tirar todos os 170 ônibus elétricos
Xevious- Físico Profissional
- Mensagens : 1026
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Há três operadoras de ônibus a bateria na França. Os 170 ônibus pertencem a uma delas.Xevious escreveu:Na França mandaram tirar todos os 170 ônibus elétricos
Houve alguns acidentes pontuais com o carros da Tesla. Elon Musk, diz que sua empresa fabrica baterias, não carros. Certamente por que o custo da bateria representa quase 3/4 do preço total dos carros elétricos.
Telefones móveis também é um foco de preocupação, pois as baterias desses aparelhos estão cada vez mais potentes, e há o risco de curto-circuito em caso de quedas acidentais.
Baterias de alta capacidade de armazenamento vêm funcionando sem grandes problemas em usinas eólicas e fotovoltaicas, nas quais as baterias trabalham em regime estacionário.
Baterias modernas possuem vários circuitos inteligentes de supervisão em seu interior, os quais desligam células problemáticas.
Um subproduto indesejável das baterias é a geração de gás hidrogênio. Penso que será necessário mais um bom tempo de pesquisas para alcançar a necessária confiabilidade de baterias em aplicações móveis.
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Sim creio que a melhor solução seja NÃO TERMOS BATERIAS, mas sim produzirmos energia na hora.
Isso é possível com material radiativo, mas em fraca intensidade e a técnica de extração de energia a partir de materiais radioativos que se consegue com nanotubos de carbono.
Os elétrons expelidos pelo material radioativo, entram exatamente nos tubos dos nanotubos e podem ser canalizados.
Com isso se consegue uma eficiência muito maior doq esquentar agua pra girar turbinas a vapor, com magnetos, que é a técnica atual que existe nas usinas atômicas.
Outra vantagem é que poderemos em teoria canalizar não só os elétrons mas outros tipos de partículas, Alfa, Beta, Gama, etc que hoje nem as consideramos como forma de energia útil, mas que poderão multiplicar as aplicações energéticas que temos disponíveis
Isso é possível com material radiativo, mas em fraca intensidade e a técnica de extração de energia a partir de materiais radioativos que se consegue com nanotubos de carbono.
Os elétrons expelidos pelo material radioativo, entram exatamente nos tubos dos nanotubos e podem ser canalizados.
Com isso se consegue uma eficiência muito maior doq esquentar agua pra girar turbinas a vapor, com magnetos, que é a técnica atual que existe nas usinas atômicas.
Outra vantagem é que poderemos em teoria canalizar não só os elétrons mas outros tipos de partículas, Alfa, Beta, Gama, etc que hoje nem as consideramos como forma de energia útil, mas que poderão multiplicar as aplicações energéticas que temos disponíveis
Xevious- Físico Profissional
- Mensagens : 1026
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Muito interessante, Xevious!
Será que já existe um reator experimental que se baseia nesse princípio?
Será que já existe um reator experimental que se baseia nesse princípio?
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Alternativas aos problemas da mobilidade elétrica
Bom dia,
Estão a ser estudadas outras alternativas de mobilidade, o DAKAR já tem a categoria de energia alternativa ou os combustíveis sintéticos de emissão zero de carbono, o novo Euro 7.
Muitas construtoras de automóveis aproveitam a prova do DAKAR como laboratório para testar os motores e a tecnologia utilizada nos veículos de competição hoje é adoptada para a produção de consumo no futuro.
Só na prova do Dakar 2022 foram três as equipas que levaram carros movidos a hidrogênio.
O novo Euro 7, a esperança dos motores a combustão, é uma gasolina fabricada em laboratório baseada na tecnologia de Franz Fischer e Hans Tropsch em 1925. Essa tecnologia tinha como objectivo produzir combustível liquido, hidrocarbonetos a partir do hidrogênio e monóxido de carbono (extraído do carvão em temperaturas elevadas). Esta tecnologia foi já utilizada nas viaturas militares, durante a II Guerra Mundial, pelos alemães.
Estas poderão ser alternativas aos problemas e desvantagens da mobilidade elétrica.
Em 2019 foi apresentado o Lightyear One, o primeiro carro movido a energia solar, mas não é solução para países com pouca luz solar.
Estão a ser estudadas outras alternativas de mobilidade, o DAKAR já tem a categoria de energia alternativa ou os combustíveis sintéticos de emissão zero de carbono, o novo Euro 7.
Muitas construtoras de automóveis aproveitam a prova do DAKAR como laboratório para testar os motores e a tecnologia utilizada nos veículos de competição hoje é adoptada para a produção de consumo no futuro.
Só na prova do Dakar 2022 foram três as equipas que levaram carros movidos a hidrogênio.
O novo Euro 7, a esperança dos motores a combustão, é uma gasolina fabricada em laboratório baseada na tecnologia de Franz Fischer e Hans Tropsch em 1925. Essa tecnologia tinha como objectivo produzir combustível liquido, hidrocarbonetos a partir do hidrogênio e monóxido de carbono (extraído do carvão em temperaturas elevadas). Esta tecnologia foi já utilizada nas viaturas militares, durante a II Guerra Mundial, pelos alemães.
Estas poderão ser alternativas aos problemas e desvantagens da mobilidade elétrica.
Em 2019 foi apresentado o Lightyear One, o primeiro carro movido a energia solar, mas não é solução para países com pouca luz solar.
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Olá, Filipa!
Sabia dessa tecnologia através de um colega aficionado por aviação de guerra. É bom conhecer os detalhes de quem desenvolveu a gasolina sintética.
O novo Euro 7, a esperança dos motores a combustão, é uma gasolina fabricada em laboratório baseada na tecnologia de Franz Fischer e Hans Tropsch em 1925. Essa tecnologia tinha como objectivo produzir combustível liquido, hidrocarbonetos a partir do hidrogênio e monóxido de carbono (extraído do carvão em temperaturas elevadas). Esta tecnologia foi já utilizada nas viaturas militares, durante a II Guerra Mundial, pelos alemães.
Sabia dessa tecnologia através de um colega aficionado por aviação de guerra. É bom conhecer os detalhes de quem desenvolveu a gasolina sintética.
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Olá Jonas,
É interessante perceber que o Euro 7 (gasolina sintética ou como agora apelidam de e-fuels) validada no passado que poderia ter sido já utilizada para substituir o actual combustível, que dizem causar tantos problemas ao ambiente.
Neste momento o preço do Euro 7 por litro é de 10€, mas o objetivo é vender a menos de 2€ o litro quando o mesmo for adotado. Acredito que nessa altura poderemos manter os nossos carros a combustão, felizmente
É interessante perceber que o Euro 7 (gasolina sintética ou como agora apelidam de e-fuels) validada no passado que poderia ter sido já utilizada para substituir o actual combustível, que dizem causar tantos problemas ao ambiente.
Neste momento o preço do Euro 7 por litro é de 10€, mas o objetivo é vender a menos de 2€ o litro quando o mesmo for adotado. Acredito que nessa altura poderemos manter os nossos carros a combustão, felizmente
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Olá, Filipa!
Sou eletrotécnico, mas vejo o carro a bateria com ceticismo.
Um carro de passeio a gasolina leva consigo uma carga de combustível em torno 40 kg.
O peso-morto da bateria, na ordem de centenas de kg, põem a viabilidade dos carros elétricos em xeque. Quase tudo fica mais caro: estrutura, pneus, amortecedores, freios de emergência, etc., além do aumento de carga sobre as vias públicas.
A verdadeira esperança para os carros elétricos são as células de combustíveis, ainda em desenvolvimento.
Por ora, a gasolina sintética E7 tem grande potencial, pois salva toda a tecnologia acumulada por mais de cem anos aplicada em veículos de combustão interna.
Sou eletrotécnico, mas vejo o carro a bateria com ceticismo.
Um carro de passeio a gasolina leva consigo uma carga de combustível em torno 40 kg.
O peso-morto da bateria, na ordem de centenas de kg, põem a viabilidade dos carros elétricos em xeque. Quase tudo fica mais caro: estrutura, pneus, amortecedores, freios de emergência, etc., além do aumento de carga sobre as vias públicas.
A verdadeira esperança para os carros elétricos são as células de combustíveis, ainda em desenvolvimento.
Por ora, a gasolina sintética E7 tem grande potencial, pois salva toda a tecnologia acumulada por mais de cem anos aplicada em veículos de combustão interna.
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 18th junho 2022, 10:03, editado 1 vez(es)
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
O Carro Elétrico com Célula de Combustão.
A energia obtida da biomassa é solução para poucos?
A energia obtida da biomassa é solução para poucos?
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Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Sobre as Células de Combustão
Artigo técnico das Centrais Elétricas de Minas Gerais
fonte:
https://www.cemig.com.br/usina-do-conhecimento/veja-como-funciona-e-quais-aplicacoes-da-celula-a-combustivel-de-hidrogenio/#:~:text=Hoje%20o%20custo%20de%20uma,j%C3%A1%20pode%20ser%20considerado%20competitivo.
Mais:
Custos de Geração e Distribuição de Energia.
https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-490/topico-522/Caderno%20de%20Par%C3%A2metros%20de%20Custos%20-%20PDE%202030.pdf
Artigo técnico das Centrais Elétricas de Minas Gerais
A célula a combustível é um dispositivo eletroquímico que converte a energia química contida no hidrogênio em energia elétrica e água. Hoje, infelizmente os combustíveis fósseis possuem impurezas, muitas delas compostas por enxofre, e as altas temperaturas atingidas no processo de combustão implicam reação do nitrogênio presente no ar.
Além disso, nem sempre a quantidade de oxigênio presente é suficiente para que ocorra a queima total do combustível, gerando macropartículas de carbono. Todos esses fatores geram considerável poluição.
Outro problema é a eficiência do aproveitamento da energia química contida no combustível. A maior parte da energia liberada na combustão direta, como a que ocorre na queima de combustível no motor dos automóveis e nas usinas termoelétricas, está na forma de calor.
Em resumo, os maiores problemas de produção de energia por meio de combustão são:
combustível fóssil não é renovável;
o aproveitamento da energia é pequeno (baixa eficiência);
a poluição ambiental severa, criando problemas sérios para a saúde e bens materiais.
A célula a combustível é um equipamento que realiza uma reação eletroquímica entre o oxigênio e o hidrogênio que não representa combustão. Normalmente esses sistemas possuem alta eficiência, são silenciosos e podem ser montados de forma modular, uma vez que não possuem partes móveis.
As células a combustível estimulam a obtenção de uma solução local, pois a fonte de hidrogênio se torna particularmente flexível. Existem seis tipos de células a combustível que diferem entre si basicamente pelos elementos constituintes, pela temperatura de operação e pela pureza do gás utilizado.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
A célula a combustível é um tipo de bateria em que ocorre o fornecimento contínuo de energia desde que se alimente continuamente com os gases. A reação global do processo na célula a combustível utilizando hidrogênio é: 2H2(g) + O2(g) => 2H2O + energia.
Quando o hidrogênio entra em contato com um catalisador (platina ou liga de platina–rutênio, platina–irídio ou de outros materiais), ele cede elétrons para o metal ou liga produzindo H+. Esses prótons são transportados pelo eletrólito, que, no caso da célula PEM, é uma membrana polimérica (Nafion). Essa membrana, além de transportar os prótons, é isolante elétrica.
Os elétrons, por sua vez, são conduzidos por um circuito externo gerando um fluxo de elétrons e, assim, corrente e potência elétricas. No caso do oxigênio, que pode ser obtido da própria atmosfera, é produzido vapor de água com a chegada dos prótons de hidrogênio através da membrana e a circulação dos elétrons.
CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES:
• possui elevada eficiência de conversão elétrica, chegando a 50%;
• possui elevada eficiência de conversão com cogeração chegando a 80% (calor pode ser usado para aquecer água);
• geração no local, sem poluição química, porque produz somente água, e sem poluição sonora;
• vida útil estimada de até 40 mil horas;
• o custo ainda é elevado porque é uma tecnologia nova e não é produzida em grande escala.
Aplicações da célula a combustível:
• veículos espaciais;
• energia de backup;
• geração de energia veicular: veículos elétricos e híbridos;
• geração estacionária em indústrias e residências;
• geração portátil como potência para celulares e notebooks.
CENÁRIOS
Apesar dos grandes investimentos em pesquisa e de todo o esforço, principalmente dos países industrializados (como os Estados Unidos), os impasses científicos e tecnológicos ainda não foram superados. Existe a expectativa de que, em 50 anos, ocorram avanços no sentido de tornar comerciais e disponíveis produtos das tecnologias das células a combustível.
Hoje o custo de uma unidade de geração de células a combustível do tipo PEM para aplicação como backup de energia é de aproximadamente 5 mil euros por kilowatt. Esse valor para determinados nichos de mercado já pode ser considerado competitivo. Contudo, ainda distante de uma ampla aplicação desses equipamentos.
fonte:
https://www.cemig.com.br/usina-do-conhecimento/veja-como-funciona-e-quais-aplicacoes-da-celula-a-combustivel-de-hidrogenio/#:~:text=Hoje%20o%20custo%20de%20uma,j%C3%A1%20pode%20ser%20considerado%20competitivo.
Mais:
Custos de Geração e Distribuição de Energia.
https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-490/topico-522/Caderno%20de%20Par%C3%A2metros%20de%20Custos%20-%20PDE%202030.pdf
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Interessante o artigo que partilhou.
As células de combustão e o o combustível Euro 7 são tecnologias que ainda são caras de produzir porque ainda não houve interesse dos governos em apoiar a sua adoção para que possam ser disponibilizadas às pessoas e assim criar mercado com oferta e procura para fazer baixar o seu preço de produção.
As células de combustão e o o combustível Euro 7 são tecnologias que ainda são caras de produzir porque ainda não houve interesse dos governos em apoiar a sua adoção para que possam ser disponibilizadas às pessoas e assim criar mercado com oferta e procura para fazer baixar o seu preço de produção.
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Falar das vantagens do carro elétrico não é só uma estratégia de Elon Musk...
Em 1980, aqui no Brasil, o industrial Amaral Gurgel propagava as vantagens do carro elétrico pelos quatro ventos:
https://servimg.com/view/19725249/1037
Para ler a peça publicitária completa, clique sobre o hipertexto
Note que nos anos 1980, havia excedente de oferta de energia elétrica no Brasil.
Com o crescimento da economia, mesmo utilizando-se de usinas atômicas e tecnologias mais eficientes, o balanço entre oferta e consumo de energia elétrica está numa situação muito crítica. No verão, são acionadas usinas termo-elétricas e muitas usinas hidrelétricas de pequeno porte, as quais figuravam como peças de museu, e agora voltam a trabalhar a fim de afastar o risco de um apagão geral.
Em 1980, aqui no Brasil, o industrial Amaral Gurgel propagava as vantagens do carro elétrico pelos quatro ventos:
https://servimg.com/view/19725249/1037
Para ler a peça publicitária completa, clique sobre o hipertexto
Note que nos anos 1980, havia excedente de oferta de energia elétrica no Brasil.
Com o crescimento da economia, mesmo utilizando-se de usinas atômicas e tecnologias mais eficientes, o balanço entre oferta e consumo de energia elétrica está numa situação muito crítica. No verão, são acionadas usinas termo-elétricas e muitas usinas hidrelétricas de pequeno porte, as quais figuravam como peças de museu, e agora voltam a trabalhar a fim de afastar o risco de um apagão geral.
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Obrigada pela partilha Jonas!
A Gurgel acabou por não dar certo pedindo concordata em 1993, deixou mais de R$ 280 milhões em dívidas.
A Gurgel foi à falência quando o governo concedeu isenção de IPI (imposto sobre produtos industrializados) a todos os veículos com motor abaixo de 999 cm3. E assim surgiu concorrência para a Gurgel.
Enquanto esteve no activo, a montadora Gurgel vendeu 40 mil carros.
O criador da Gurgel e inventor do ITAUPU, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel viria a faleceu em 2009 deixando um legado de várias invenções, que espero que sejam motivo de orgulho para os brasileiros.
A Gurgel acabou por não dar certo pedindo concordata em 1993, deixou mais de R$ 280 milhões em dívidas.
A Gurgel foi à falência quando o governo concedeu isenção de IPI (imposto sobre produtos industrializados) a todos os veículos com motor abaixo de 999 cm3. E assim surgiu concorrência para a Gurgel.
Enquanto esteve no activo, a montadora Gurgel vendeu 40 mil carros.
O criador da Gurgel e inventor do ITAUPU, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel viria a faleceu em 2009 deixando um legado de várias invenções, que espero que sejam motivo de orgulho para os brasileiros.
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Curioso que um expoente da política nacional atual esteve envolvido no caso.Filipa Serralha escreveu:A Gurgel acabou por não dar certo pedindo concordata em 1993, deixou mais de R$ 280 milhões em dívidas.
Foi de Ciro Gomes a decisão de não emprestar a Gurgel o valor que haviam combinado, nem mesmo qualquer outro.
Xevious- Físico Profissional
- Mensagens : 1026
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Gurgel foi um visionário para o seu tempo
E embora na altura até tivessem excedente de energia o carro eléctrico não vigorou. Atualmente, as cidades não estão preparadas para a massificação do carro elétrico e os incentivos dos estados para a sua aquisição atraem muitas pessoas que após a utilização no quotidiano na cidade é que se apercebem dos problemas que vão surgindo.
Como este caso que aconteceu este verão em Portugal com os Teslas:https://www.escapelivre.com/2022/06/proprietarios-tesla-fazem-fila-para-carregar-a-caminho-do-algarve/
E embora na altura até tivessem excedente de energia o carro eléctrico não vigorou. Atualmente, as cidades não estão preparadas para a massificação do carro elétrico e os incentivos dos estados para a sua aquisição atraem muitas pessoas que após a utilização no quotidiano na cidade é que se apercebem dos problemas que vão surgindo.
Como este caso que aconteceu este verão em Portugal com os Teslas:https://www.escapelivre.com/2022/06/proprietarios-tesla-fazem-fila-para-carregar-a-caminho-do-algarve/
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Acompanho o canal de "Caio, o Alemão" há um bom tempo.
Caio morou no Brasil por dez anos. Seu sotaque é indisfarçável, mas pela franqueza e simpatia, muitos brasileiros seguem seu canal regularmente.
Caio faz comentários sobre o dia-a-dia da Alemanha e outros Países da Europa.
Em vídeo recente, Caio nos diz que está proibida a recarga noturna de carros elétricos no estacionamento em vários edifícios habitacionais, pois os mesmos ainda não estão preparados para tanto.
Outro problema que preocupa muito os alemães são os carros autônomos, pelo envolvimento em acidentes graves.
Abaixo, o Canal do Caio:
https://www.youtube.com/channel/UC3g31jXrLf6AtIcjWDujeFw/videos
Caio morou no Brasil por dez anos. Seu sotaque é indisfarçável, mas pela franqueza e simpatia, muitos brasileiros seguem seu canal regularmente.
Caio faz comentários sobre o dia-a-dia da Alemanha e outros Países da Europa.
Em vídeo recente, Caio nos diz que está proibida a recarga noturna de carros elétricos no estacionamento em vários edifícios habitacionais, pois os mesmos ainda não estão preparados para tanto.
Outro problema que preocupa muito os alemães são os carros autônomos, pelo envolvimento em acidentes graves.
Abaixo, o Canal do Caio:
https://www.youtube.com/channel/UC3g31jXrLf6AtIcjWDujeFw/videos
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Gráviton, onde tu estás que não te encontro ?
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Conheço o Canal do Caio, são muito boas as suas análises. Na verdade muitas vezes é uma antevisão do que irá acontecer nos outros países.
Filipa Serralha- Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Lisboa, Portugal
Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
Toyota "em cima do muro".
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Re: Problemas de Mobilidade Elétrica
O lado sombrio do carro elétrico
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