Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilatação do Tempo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por tig 16th abril 2008, 13:55

Isso não é o chamado teleporte? Razz
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 16th abril 2008, 14:34

Amigos, assim nós vamos chegar em DEUS e eu sou ATEU.
A teoria da relatividade pode estar estabelecida e conter muitas verdades, mas dilatação do tempo, para mim, é a mágica que encanta as pessoas. De cada 10 aposentados que eu conheço, 5 entram em depressão, 3 vão pescar e 2 vão estudar relatividade e física quantica. Eu pergunto, porque não estudar medicina? Seria útil para um velho. Porque física quantica?
A resposta é. Porque encanta, serve como religião. Viajens no tempo, universos paralelos, gatos que não morrem, é uma forma acreditar em algo além da realidade.
Quanto aos GPS, dizem que são precisos graças as fórmulas da relatividade de einstein. Pois bem, eu aposto que são precisos graças a calibragem que se faz em qualquer aparelho de precisão. Teorias baseadas em fórmulas matemáticas provam deus. O fato real é que existem muitas pessoas ganhando dinheiro e fama, propagando idéias exóticas.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 16th abril 2008, 16:47

tig escreveu:Hum... Se algo atingir a velocidade da luz a sua massa fica tão grande que se tornaria um buraco negro que engolia o unvierso? :S

Acho um bocado abusado! LOL
Não é abusado. É um facto! Para viajar à velocidade da luz é preciso uma energia infinita e uma energia infinita equivale (por as leis da Termodinâmica) a uma massa infinita. Algo com massa infinita equivale a um Big Crunch...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 16th abril 2008, 16:50

Jone escreveu:e se....
em vez de viajar á velocidade da luz, se distorcesse o espaço, atravez de um campo magnetico tal que se passaria de um ponto para outro a varios milhoes de kms.
ja vi alguns filmes onde afloram essa ideia e onde a explicam de uma forma tão simples que até mete impressão.
usam apenas uma folha de papel...!
Se isso for possível no futuro, não viola a lei do limite da velocidade da luz. Não é possível viajar a uma velocidade superior a c pelo espaço, mas pode-se "fabricar" uma maneira de nos movermos mais rápido que c sem violarmos essa lei. Buracos de Verme Cósmicos ou o teletransporte de informações entre fotões são um bom exemplo...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Jone 16th abril 2008, 23:51

há um filme "engraçado" que agora não me lembro o nome, onde perto do ano 2050/2100 é mandada uma nave cientifica para os confins do nosso sistema solar para testar essa "nova tecnologia".
basicamente a nave tem uma "coisa" que produz campos magneticos tão intensos que distorce o espaço e vai avançando pelo mesmo num constante "encolhe-estica".
e pela historia do filme parece que chega longe!!

lembrei....
o filme chama-se Event Horizon

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 87
Idade : 53
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Delta 20th abril 2008, 17:44

milo escreveu:Quanto aos GPS, dizem que são precisos graças as fórmulas da relatividade de einstein. Pois bem, eu aposto que são precisos graças a calibragem que se faz em qualquer aparelho de precisão. Teorias baseadas em fórmulas matemáticas provam deus. O fato real é que existem muitas pessoas ganhando dinheiro e fama, propagando idéias exóticas.

Não aposte dinheiro sobre o que disse sobre a calibragem dos GPS, você vai perder. A Teoria da Relatividade Geral não é idéia exótica, é uma teoria que tem muitos dos seus pontos provados constantemente.

Delta
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 7

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Neutrao 20th abril 2008, 19:48

Delta escreveu:
milo escreveu:Quanto aos GPS, dizem que são precisos graças as fórmulas da relatividade de einstein. Pois bem, eu aposto que são precisos graças a calibragem que se faz em qualquer aparelho de precisão. Teorias baseadas em fórmulas matemáticas provam deus. O fato real é que existem muitas pessoas ganhando dinheiro e fama, propagando idéias exóticas.

Não aposte dinheiro sobre o que disse sobre a calibragem dos GPS, você vai perder. A Teoria da Relatividade Geral não é idéia exótica, é uma teoria que tem muitos dos seus pontos provados constantemente.

Exatamente! Milo voçe esta a cometer o mesmo erra que Einstein cometeu nos seus ultimos 30 de vida esta a basear se em preconceitos que so prejudicam o avanço da ciencia.
A teoria da relatividade e uma das teorias fisicas mais comprovade e existe inumeras provas disso, nao so a expriencia com o aviao e os relogios atomicos mas outras e so procurar que encontrara algumas delas.

Neutrao
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 33

http://www.newtein.blogueiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Safra 21st abril 2008, 00:26

Uma questão a levantar, se eu colocar mais de 2 corpos em diferentes distâncias, tendo como ponto de referência o de maior velocidade, como se dá a interação de outros corpos, se estiverem com ângulos difrerentes orientados para a trajetória do corpo principal?
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 21st abril 2008, 16:13

Existe uma hora em que a física vira filosofia, depois vira religião.
Vamos resumir tudo que foi dito até aqui. Já se falou que as partículas no acelerador de particulas chegam a ficar do tamanho de um grão de areia.
Depois que se eu viajar na velocidade da luz eu passo a ser imortal em relação aos que estão na terra. Mas como eu não virei estátua, continuo comendo e vivendo normalmente, mesmo estando viajando em c, nessa dimenção certamente não serei imortal. Assim, concluimos que existem várias dimenções de tempo e espaço. Se dentro da minha nave, outra menor começar a rodar na velocidade c, eles se tornarão imortáis em relação a mim. Assim nos vamos chegar em deus. Virou religião. Não se sabe. Acredita-se.
Todos os fenômenos tem uma explicação lógica. A dilatação do tempo tem uma teoria. Acho que atualmente esta na hora de se fazer uma prova nos definitiva, nos mesmos moldes que fizeram com aviões e relógios atômicos em 1971.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 21st abril 2008, 21:41

milo escreveu:Se dentro da minha nave, outra menor começar a rodar na velocidade c, eles se tornarão imortáis em relação a mim. Assim nos vamos chegar em deus. Virou religião. Não se sabe. Acredita-se.
Não se chegou à religião! Os fotões também não têm tempo pessoal, mas não dizemos que se chegou a Deus por eles serem "imortais".
Esta conclusão é óbvia. A razão porque ficamos imortais a viajar a c não é por nos tornamos Deuses, mas sim porque estamos a usar toda a velocidade disponível na natureza para nos movermos pelo espaço e por causa disso ficamos sem velocidade disponível para nos movermos por o tempo.
O milo não precisa de ver conceitos religiosos, nesta afirmação, porque eles não existem! Nesta afirmação só existem conceitos científicos que são objectivos e que já foram comprovados através de inúmeras experiências.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 19th maio 2008, 12:38

Quanto mais leio sobre dilatação do tempo, mais aumenta minha convicção de que essa teoria não faz sentido.
Carlos escreveu: Não é abusado. É um facto! Para viajar à velocidade da luz é preciso uma energia infinita e uma energia infinita equivale (por as leis da Termodinâmica) a uma massa infinita. Algo com massa infinita equivale a um Big Crunch...
Como enegia infinita? Vamos fazer contas. As espaçonaves da Nasa viajam em direção a Lua a 40.000km. Equivale a 11,11ks (kilometro por segundo), se dividirmos 300000ks por 11.11ks , daria 27.002 . Ou seja vc precisa de uma força 27000 vezes maior para impulsionar a nave á velocidade da luz. Isso não me parece energia infinita.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por tig 19th maio 2008, 13:48

Para isso utiliza-se a equação de einstein E = m c² Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 19th maio 2008, 16:30

Um protão a ser acelerado a uma velocidade de 99%9997 da velocidade da luz dentro de um acelerador de partículas fica 430 vezes com mais massa. De onde vem essa massa suplementar? Ela vem da energia de aceleração que se transforma em massa por ser impossível acelerar muito mais.
Se continuares a acelerar o protão ele vai ganhando cada vez mais massa porque dado que a energia não consegue fazer com que ele acelere muito mais, ela transforma-se (ou transmuta-se) em massa.
Se assim não fosse tú irias perguntar: "Mas se o protão não acelera mais, para onde é que foi a energia que eu lhe estou a transmitir?" A resposta é que essa energia se transformou em massa e por isso mesmo é que os objectos aumentam muito de massa quando se movem perto da velocidade da luz. Se assim não fosse a 1ª lei da Termodinâmica seria violada. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 21st maio 2008, 01:15

Se de fato acontesse isso, ou seja, o corpo aumenta de tamanho, portanto tornaríamos gigante, milhões de vezes maior que somos, ai sim, teria alguma lógica a dilatação do tempo.
Então quer dizer que se eu atingir a velocidade da luz, além de me tornar imortal, perante as pessoas da terra, também torno-me um gigante?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por PedroM10 21st maio 2008, 08:11

Para atingires velocidades próximas da luz, necessitarias de energias próximas do infinito, e só consegues alcançar essas energias se tiveres uma massa enorme para poderes transformar em energia.

Espero ter explicado bem, se tiver algum erro, pff corrijam Smile

abraço

PedroM10
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 21st maio 2008, 12:10

Como indica os cálculos que fiz, para atingir c vc precisa de uma força 27.000 vezes superior que as utilizadas pela Nasa para levar uma nave até a Lua. Não faz sentido falar em energia infinita. Porque tanto mistério sobre a luz? Virou religião. Esse é o segredo que encanta as pessoas.

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 21st maio 2008, 17:55

PedroM10 escreveu:Para atingires velocidades próximas da luz, necessitarias de energias próximas do infinito, e só consegues alcançar essas energias se tiveres uma massa enorme para poderes transformar em energia.

Espero ter explicado bem, se tiver algum erro, pff corrijam Smile

abraço
Por acaso é o contrário disso. Para ganhares uma massa enorme precisas de uma grande energia. Um corpo ao ser acelerado perto da velocidade da luz, ganha massa porque a energia que se aplica para a aceleração transforma-se em massa, precisamente por não ser possível acelerar mais do que c. Dado que a energia não se aplica à aceleração no caso de c ela transmuta-se em massa. É por isso que os corpos aumentam de massa ao atingirem velocidades perto da velocidade da luz: a massa extra vem da energia que se aplica. É a equação E=Mc2 a mostrar-se... Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por milo 21st maio 2008, 22:11

Carlos. Acelerados de partículas, pelo que entendí, são imãs poderosos que fazem um campo magnético e aceleram as partículas. Atualmente, elas chegam quase na velocidade da luz. É isso?

milo
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por PedroM10 22nd maio 2008, 16:20

Carlos Costa escreveu:
PedroM10 escreveu:Para atingires velocidades próximas da luz, necessitarias de energias próximas do infinito, e só consegues alcançar essas energias se tiveres uma massa enorme para poderes transformar em energia.

Espero ter explicado bem, se tiver algum erro, pff corrijam Smile

abraço
Por acaso é o contrário disso. Para ganhares uma massa enorme precisas de uma grande energia. Um corpo ao ser acelerado perto da velocidade da luz, ganha massa porque a energia que se aplica para a aceleração transforma-se em massa, precisamente por não ser possível acelerar mais do que c. Dado que a energia não se aplica à aceleração no caso de c ela transmuta-se em massa. É por isso que os corpos aumentam de massa ao atingirem velocidades perto da velocidade da luz: a massa extra vem da energia que se aplica. É a equação E=Mc2 a mostrar-se... Wink

ah, ok, obrigado pela correcção Smile

abraço

PedroM10
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 22nd maio 2008, 16:53

milo escreveu:Carlos. Acelerados de partículas, pelo que entendí, são imãs poderosos que fazem um campo magnético e aceleram as partículas. Atualmente, elas chegam quase na velocidade da luz. É isso?
Sim é isso. Nos melhores aceleradores consegue-se acelerar partículas até 99%9999 da velocidade da luz. Mas os físicos experimentais sabem que não podem acelerar muito mais. Se acelerarem uma partícula para 99%999999 ou mais da velocidade da luz, elas tornam-se tão grandes que dificilmente cabem nos túneis. Wink

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação do Tempo - Página 3 Empty Re: Dilatação do Tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos