Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nanotecnologia exige mais investimento e parcerias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Nanotecnologia exige mais investimento e parcerias Empty Nanotecnologia exige mais investimento e parcerias

Mensagem por Carlos Costa 5th dezembro 2007, 18:10

A Europa tem de aumentar o investimento na nanotecnologia e concretizar mais parcerias entre entidades públicas e privadas para poder “competir” com os Estados Unidos, disse hoje, em Braga, a Comissária Europeia para a Sociedade de Informação e Media.

"A Europa continua na liderança das nanotecnologias porque, nos últimos anos, houve mais capital para a investigação tecnonológica e aumentaram as parcerias entre o sector público e o privado", afirmou à Lusa a comissária europeia Viviane Reding, no final da Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologia.

A conferência reuniu algumas dezenas de cientistas na Universidade do Minho, em Braga, cidade que foi escolhida pelos chefes de governo José Sócrates e Zapatero, em 2005, para a instalação do Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a primeira parceria entre Portugal e Espanha na nanociência.

"Existe em Espanha uma rede de centros de nanotecnologia e é assim que tem de ser. Tem de haver colaboração conjunta, com critérios de qualidade internacionais e com objectivos internacionais", considerou o ministro da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago.

Mais importante do que o dinheiro

A opinião foi partilhada pela ministra espanhola da Ciência e Comunicação, Mercedes Calvo-Sotelo, que, referindo haver “um compromisso político para que o instituto funcione”, considerou que tal “é mais importante do que o dinheiro".

A conferência, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, juntou decisores políticos, cientistas e responsáveis por empresas nas áreas da nanociência e da nanotecnologia. "A nanotecnologia é a tecnologia de fabricar estruturas com moléculas e átomos. É como se os tijolos usados na nanotecnologia fossem os átomos e as moléculas", explicou Luís Magalhães, presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Na medicina, "a intervenção é feita a nível molecular. É como se iludíssemos as moléculas e as puséssemos a fazer o que queremos que elas façam e não o que seria 'natural' fazerem", precisou Mário Barbosa, responsável do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto.

O INL pretende vir a constituir-se como um laboratório de "excelência científica internacional". Luís Rivas, presidente da respectiva comissão instaladora, disse à Lusa que em 2008 vão começar as obras de construção do centro e serão iniciadas as contrataqções dos primeiros dos duzentos investigadores.


Fonte: CiênciaHoje

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos