Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual será o destino do Universo?

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Qual será o destino do Universo?

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_lcap45%Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_rcap 45% 
[ 5 ]
Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_lcap36%Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_rcap 36% 
[ 4 ]
Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_lcap18%Qual será o destino do Universo? - Página 2 Vote_rcap 18% 
[ 2 ]
 
Total de votos : 11
 
 
Votação encerrada

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Safra 21st outubro 2010, 22:59

newton45 escreveu:Pois realmente é um bocado confuso porque todas as teorias fazem sentido Very Happy

Junte todas então. affraid Talvez tenha alguma conclusão. lol!
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 22nd outubro 2010, 15:56

newton45 escreveu:Pois realmente é um bocado confuso porque todas as teorias fazem sentido Very Happy
São todas diferentes.

Imagina que a gravidade é uma corda muito forte e que a expansão do universo (energia escura) é um carro de Fórmula 1:

Big Crunch - A corda consegue parar o carro e inclusive puxa o carro de volta à linha de partida.
Big Freeze - A corda não consegue parar o carro, mas o carro também não consegue romper a corda.
Big Rip - O carro consegue romper a corda e continua a acelerar sem nada que o consiga parar.

Como sabemos qual será o destino do universo? Basta sabermos qual é a quantidade de matéria do universo (resistência da corda) e se é suficiente para contrariar a energia escura (carro de Fórmula 1).

Atualmente, segundo as últimas medições, parece que o "carro" é muito mais forte que a "corda"; ou seja, parece que o destino do universo é mesmo o Big Rip.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 23rd outubro 2010, 15:36

Votei no BigCrunch

Porque creio que podemos considerar o universo como um sistema fechado.

Já teve gente falando que poderia ser Big Freeze ou BigCrunch dependendo de certos fatores, mas isto em se considerando que algo pode 'se perder' no universo.
Mas se considerarmos que é um sistema fechado, nada se perde, creio no BigCrunch e ainda mais, no universo como sendo ciclico.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 23rd outubro 2010, 16:19

O Big Rip e Big Freeze também podem ocorrer num sistema fechado: nesses cenários, a quantidade de matéria/energia simplesmente se distribui por um espaço mais vasto, mas permanece a mesma.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 7th novembro 2010, 02:53

Atualmente mais gente aceita a idéia do "Big Bounce".

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Big-crunch-theory-big-bounce

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Safra 8th novembro 2010, 22:40

Um Big Rip, que dará causa a um Big Freeze que logo será um Big Crunch...


Poxa, mais romântico não?

Como o Big Rip é primeiro, vai Big-Rip.... Smile
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Gauss 21st novembro 2010, 21:53

Há uma coisa que não entendo.

O tempo. Se ele tem início então houve uma altura que não existia o que significa que os acontecimentos não existiam, logo não era possível iniciar o tempo. Se sempre existiu é uma raciocício lógico bem pesado e matematicamente posso verificar que se isso é verdade que não faz sentido o tempo como o conhecemos...

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 21st novembro 2010, 22:12

O tempo é apenas um dimensão que faz parte do universo. A pergunta principal não é sobre o início do tempo, mas sobre o início do universo. O mais lógico é o universo nunca ter tido um princípio; o universo sempre existiu.

Se o universo for apenas uma colisão de outros dois universos no multiverso, a pergunta mantêm-se: teve o multiverso um início? Como é óbvio, nunca pode ter tido um início, caso contrário temos de admitir a ideia que Deus existe. O mais certo é sempre ter existido... e nesse caso a ideia do Eterno Retorno do filósofo Nietzsche está certa: num universo que existe desde sempre, já todos os acontecimentos ocorreram infinitas vezes. Ou seja, eu já escrevi este post infinitas vezes! Cool

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Kings 23rd novembro 2010, 20:37

Carlos podes ainda ter como origem para o multiverso outra colisão pela tua ideia...

Mas tudo isto é muito teórico, porque na minha opinião vamos andar entre calados entre Big Bang e Big Crunch

Kings
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 111
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Safra 23rd novembro 2010, 22:27

Adimitam, é estranho tentar provar essas hipótese que discutem, isto é.

Me sinto em uma pia coberta de água cuja tampa pode ser tirada do ralo a qualquer momento.

Carlos, o fato de desviar um argumento para provar que Deus não existe é impossível, sempre há um contra-argumento quando coloca Deus em um ponto. É só uma questão de interpretação.

Acho mais fácil olhar ao meu redor e perceber que estou demandando energia a qual não bastariam se fossem limitadas em toda existência terrestre.

Se existem infinitos universos, o tempo é o limite desses universos. Todos tendem a um resultado.

Neutral
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 24th novembro 2010, 15:22

Safra escreveu:Carlos, o fato de desviar um argumento para provar que Deus não existe é impossível, sempre há um contra-argumento quando coloca Deus em um ponto. É só uma questão de interpretação.
Os contra-argumentos nesse ponto não são verdadeiros, mas sim verossímeis. Através da retórica é sempre possível contra-argumentar, mas isso não significa que esses argumentos sejam verdadeiros.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty To be or not to be BIG RIP?

Mensagem por Jay Stephan Ses 29th abril 2011, 13:57

Tô torcendo para que seja o Big Rip, até por que estou escrevendo um filme, na verdade, uma trilogia para a Dreamworks, sobre o fim do universo e o meu tema escolhido foi o BIG RIP. E como vai custar mais de 300 milhões de dolares, Não seria muito bem visto por meus produtores se a teoria fosse derrubada antes do filme estar pronto, pelo menos o primeiro! cheers
Jay Stephan Ses
Jay Stephan Ses
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Localização : Glendale, California

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 29th abril 2011, 17:20

Jay Stephan Ses escreveu:Tô torcendo para que seja o Big Rip
Eu também estaria torcendo pelo BigRip, e seu posterior novo BigBang, porque seria o único que daria condições de termos um novo universo futuro cheio de coisas que gostamos, como por exemplo, lindas mulheres.

Mas por outro lado, seria dificil 'resistirmos' ao novo BigBang.

Imagine que uma civilização, avançadissima conseguisse sobrepujar todas as formas de catastrofes espaciais, e conseguisse permanecer vivos por bilhões, trilhões, ou o tempo que fosse necessário até o fim derradeiro do universo.

Eles poderiam reconstituir artificialmente todo um mundo, criar novas formas de vida, que pareceriam naturais, etc, poderiam proporcionar uma boa qualidade de vida, mesmo que neste caso, não existisse mais nada além do planeta deles.

Mas um determinado momento viria o novo big, bang...
Uma explosão que deixaria uma explosão de super-nova, parecendo um bater de palmas, em se comparando a uma bomba atômica.

Aí.. essa valoroza civilização sucumbiria...

Ou.. alguém pensaria em alguma possível solução para a sobrevivência deles? Rolling Eyes

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 30th abril 2011, 17:09

Xevious escreveu:Eu também estaria torcendo pelo BigRip, e seu posterior novo BigBang
Se o Big Rip for o destino do universo, não ocorrerá mais nenhum Big Bang. Isto, porque na eventualidade de um Big Rip (Grande Esticamento) as massas vão ficar separadas por uma distância enorme (e sempre a aumentar) e dessa forma nunca mais a acção da gravidade vai conseguir voltar a formar aglomerados, como planetas ou galáxias, quanto mais conseguir que ocorra um Big Crunch/Big Bang.

Abraço.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Xevious 2nd maio 2011, 17:11

Carlos Costa escreveu:Se o Big Rip for o destino do universo, não ocorrerá mais nenhum Big Bang.
Eu devo ter me confundido com os termos então.

Estava falando da teoria em que o universo esfriaria, se disperçaria, mas ao mesmo tempo a ação gravitacional dos buracos negros, atrairiam toda matéria para eles.
E num segundo momento, todos buracos negros se uniriam.
Quando o último buraco negro se unisse com o buraco negro central do universo (que então existiria) então ocorreria uma nova explosão, que seria um novo ciclo começando por um novo Big-Bang.

É uma teoria conhecida, tanto que já apareceu até num seriado conhecido, mas esqueci o nome, é BIG, alguma coisa também Very Happy

Veja aqui => http://forum.intonses.com.br/post38911.html#p38911

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty homens de pouca fé.

Mensagem por acsc 8th agosto 2011, 18:07

Acaso não sabem que tanto o homem quanto o universo tem a mesma origem?Qual o elemento que é uma constante em todo o universo,incluindo a matéria viva e a não viva?Pois bem apresento-vos o átomo,a combinação deles resulta em algo vivo ou morto.Como o átomo possui um núcleo atômico,que nada mais é do que energia pura,dgo-vos que nosso futuro não é tão ruim,levando em conta que tudo evolui.O que pode ser um pouco sofrido é o processo de transformação,que para ser eficaz geralmente é um processo doloroso.Porque tudo e todos se adaptam ao meio,mudando esse meio ou o protagonista,as vezes não é facil até tudo se encaixar.Imaginem se podesse-mos aumentar milhões de vezes um átomo,então vería-mos outro universo.Pensem à respeito.

acsc
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Pascoal 23rd agosto 2011, 02:04

Cada vez vou aprendendo mais, não conhecia o big rip... Por enquanto acho isso impossóvel, no Futuro talvez perceba que isso até estará certo (ou não). O big crunch parece um pouco impossivel, no centro do univero não deve existir matéria, foi de lá que toda a matéria saiu, então também não deve haver gravidade para juntar todos os astros de novo... O big freeze parece-me o mais possível. Voto no big freeze, mas se calhar até irá acontecer um big freeze, depois um big crunch, e de seguida um big rip. Se houver um big crunch, pode ser que exista outro big bang e que se volte a formar vida no Univero.

_________________
https://www.youtube.com/user/ForumFisica2100
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por tig 23rd agosto 2011, 16:35

Para mim tudo tem de ter um ciclo! Ou seja o Big Rip faz com que as coisas morram de vez e não voltem mais e isso cada vez me parece mais rebuscado. Já fui defensor desta teoria mas começo a mudar de opinião.

Do Big Freeze também não gosto muito pois não me parece que o unvierso seja plano ou hiperbolico.

O que acredito mais ainda é no Big Crunch mas mesmo assim esta também se começa a esfumar... Tenho de pensar numa teoria minha Razz Quem sabe não acerte hehehehe

tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 325
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Pascoal 23rd agosto 2011, 18:36

tig escreveu:Para mim tudo tem de ter um ciclo! Ou seja o Big Rip faz com que as coisas morram de vez e não voltem mais e isso cada vez me parece mais rebuscado. Já fui defensor desta teoria mas começo a mudar de opinião.

Do Big Freeze também não gosto muito pois não me parece que o unvierso seja plano ou hiperbolico.

O que acredito mais ainda é no Big Crunch mas mesmo assim esta também se começa a esfumar... Tenho de pensar numa teoria minha Razz Quem sabe não acerte hehehehe

Se de facto o universo é um ciclo, o Big Rip está fora de questão. Talvez aconteça uma coisa que a humanidade ainda não pensou... Ou então não existe ciclo nenhum, e talvez este seja o fim, quer dizer, não irá acontecer mais nada no Universo, continuará assim, apenas criando formas de vida e destruindo-as, e esperando que alguma forma de vida controle o Universo, e ai já não é o Universo que manda em si, porque se ele quiser fazer alguma coisa, alguma forma de vida inteligente pode evitá-lo.
Pascoal
Pascoal
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 236
Idade : 26
Localização : Amadora

http://estrupido.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Carlos Costa 23rd agosto 2011, 21:48

De acordo com os dados atuais, o Big Rip é a hipótese mais provável. A energia escura está a sobrepor-se à gravidade, e por causa disso a expansão do Universo está a acelerar...

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual será o destino do Universo? - Página 2 Empty Re: Qual será o destino do Universo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos