Gravidade: Ação ou Reação?
Página 14 de 19 • Compartilhe
Página 14 de 19 • 1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 19
Re: Gravidade: Ação ou Reação?
Fiz essa postagem nesta semana no tópico de charges deste forum:
Trata-se de uma caricatura do experimento de Pound-Rebka, do qual estão envolvidos, entre outras coisas, a Teoria da Relatividade e o tempo de vida dos múons.
Creio que todas essas interpretações estranhas são derivadas de dois modelos gravitacionais muito bem conhecidos: o modelo newtoniano e o modelo relativista.
Continuo a bater a tecla de que o modelo de expansão radial resolve o problema.
Abaixo, uma fórmula sobre a frequência (f=1/T) de um simples pêndulo:
Não é preciso ser gênio para deduzir que o período de oscilação "T" do pêndulo "L" (base de tempo de relógios antigos) diminui à maneira que a aceleração da gravidade "g" aumenta.
Se o período de oscilação diminui, aumenta o número de "vai e vem" do pêndulo num determinado tempo e o relógio adianta.
Êpa!
Não é isso que acontece com a charge?
Agora, deem uma olhada em um mapa gravitacional levantado pela NASA:
Lugares mais altos têm a gravidade mais alta.
Mas, como fica a situação dos polos?
Deem um pulo nesta postagem:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1237p160-gravidade-acao-ou-reacao#9532
Tirem suas conclusões, senhores...
Trata-se de uma caricatura do experimento de Pound-Rebka, do qual estão envolvidos, entre outras coisas, a Teoria da Relatividade e o tempo de vida dos múons.
Creio que todas essas interpretações estranhas são derivadas de dois modelos gravitacionais muito bem conhecidos: o modelo newtoniano e o modelo relativista.
Continuo a bater a tecla de que o modelo de expansão radial resolve o problema.
Abaixo, uma fórmula sobre a frequência (f=1/T) de um simples pêndulo:
Não é preciso ser gênio para deduzir que o período de oscilação "T" do pêndulo "L" (base de tempo de relógios antigos) diminui à maneira que a aceleração da gravidade "g" aumenta.
Se o período de oscilação diminui, aumenta o número de "vai e vem" do pêndulo num determinado tempo e o relógio adianta.
Êpa!
Não é isso que acontece com a charge?
Agora, deem uma olhada em um mapa gravitacional levantado pela NASA:
Lugares mais altos têm a gravidade mais alta.
Mas, como fica a situação dos polos?
Deem um pulo nesta postagem:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1237p160-gravidade-acao-ou-reacao#9532
Tirem suas conclusões, senhores...
Ao longo das postagens dessa trilha, providencialmente instalada na secção de "ficção científica", estive a desenvolver o modelo de gravidade radial, na qual a gravidade é efeito e não a causa da "queda dos corpos".
Chegamos a uma cinemática razoável, mas tivemos o primeiro grande tropeço quando percebemos que esse modelo somente funciona se a Terra for o centro do universo, caso contrário torna-se impossível o funcionamento de satélites geo-estacionários nesse contexto.
Troças à parte, seguimos em frente...
Fiquei muito feliz quando consegui uma explicação alternativa para o experimento da Balança de Cavendish, em bases na hipótese da expansão radial.
O experimento de Cavendish, caso a gravidade não exista como ação, nem mesmo como reação pela expansão radial, pode ser uma fraude apoiada no paramagnetismo, ou erro de interpretação, quando deixaram de levar em conta a interferência pela agitação térmica do ar como causa de "atração" das massas no famoso experimento, proposto por Newton.
Passo agora um último desafio ao modelo, considerando um halteres em movimento circular no espaço sideral:
Um halteres em giro no espaço sideral sofre o efeito da expansão radial, tanto na haste como nas esferas.
No contexto da gravidade radial, não há alteração da massa dos componentes do experimento, mas há a ação das forças de Coriolis!
Assim sendo, era de se esperar a queda da velocidade angular do sistema, algo que não "acontece" no movimento dos astros em torno do Sol, por exemplo.
Logo, haverá de existir uma "energia escura" para manter a velocidade angular dos astros e do halteres.
Essas loucas conclusões nos remetem ao "Modelo Matrix", isto é:
O universo é somente um sistema de contagem exponencial, no qual massa, inércia, espaço vazio e energia escura são apenas regras definidas num contexto baseado exclusivamente em informações imateriais.
Resta uma última pergunta:
Quem criou esse programa?
Fiat Lux!
Chegamos a uma cinemática razoável, mas tivemos o primeiro grande tropeço quando percebemos que esse modelo somente funciona se a Terra for o centro do universo, caso contrário torna-se impossível o funcionamento de satélites geo-estacionários nesse contexto.
Troças à parte, seguimos em frente...
Fiquei muito feliz quando consegui uma explicação alternativa para o experimento da Balança de Cavendish, em bases na hipótese da expansão radial.
O experimento de Cavendish, caso a gravidade não exista como ação, nem mesmo como reação pela expansão radial, pode ser uma fraude apoiada no paramagnetismo, ou erro de interpretação, quando deixaram de levar em conta a interferência pela agitação térmica do ar como causa de "atração" das massas no famoso experimento, proposto por Newton.
Passo agora um último desafio ao modelo, considerando um halteres em movimento circular no espaço sideral:
Um halteres em giro no espaço sideral sofre o efeito da expansão radial, tanto na haste como nas esferas.
No contexto da gravidade radial, não há alteração da massa dos componentes do experimento, mas há a ação das forças de Coriolis!
Assim sendo, era de se esperar a queda da velocidade angular do sistema, algo que não "acontece" no movimento dos astros em torno do Sol, por exemplo.
Logo, haverá de existir uma "energia escura" para manter a velocidade angular dos astros e do halteres.
Essas loucas conclusões nos remetem ao "Modelo Matrix", isto é:
O universo é somente um sistema de contagem exponencial, no qual massa, inércia, espaço vazio e energia escura são apenas regras definidas num contexto baseado exclusivamente em informações imateriais.
Resta uma última pergunta:
Quem criou esse programa?
Fiat Lux!
Ao passar pela página 2, encontrei uma postagem interessante, a qual faz menção a uma mensagem do site Inovação Tecnológica:
Pode o calor ser usado para marcar o tempo? Em caso positivo, isso poderá ajudar a unificar a relatividade de Einstein com a mecânica quântica.[Imagem: Konstantin Yuganov]
Mais sobre o tempo termodinâmico:
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tempo-termico-unificacao-relatividade-mecanica-quantica&id=020130120907
Ao passar pela página 2, encontrei uma postagem interessante, a qual faz menção a uma mensagem do site Inovação Tecnológica:
Jonas Paulo Negreiros escreveu:Resumo da Ópera: A Gravidade é um Efeito Termodinâmico
Se a entropia não para de crescer, deve haver alguma energia que abastece o aumento dessa desordem. A grande candidata é a energia escura.
Se a entropia não para de crescer e a Terra ainda não se derreteu, só pode haver uma explicação para isto: o raio da Terra também tem de crescer a fim de manter essa desordem aparentemente estável.
Ted Jacobson, físico teórico da Universidade de Maryland, deve ser o pai da expansão fantástica [hoje expansão radial]. Em 1995 ele demonstrou que as equações da Relatividade Geral podem ter ligação direta com as leis da Termodinâmica.
Pode o calor ser usado para marcar o tempo? Em caso positivo, isso poderá ajudar a unificar a relatividade de Einstein com a mecânica quântica.[Imagem: Konstantin Yuganov]
Mais sobre o tempo termodinâmico:
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tempo-termico-unificacao-relatividade-mecanica-quantica&id=020130120907
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 17th julho 2020, 10:32, editado 2 vez(es)
O embroglio da gravidade Lunar.
Raio Equatorial da Terra = 6,378 X 10^6 m
FERT = [R(T) + (g/2)] / R(T)
FERT = [(6,378 X 10^6 m) + (9,80665 m/s^2 / 2)] / (6,378 X 10^6 m)
FERT = 1, 000 000 768 787 237 ... x
Cálculo da gravidade lunar pela aplicação de FERT
Gravidade Superficial Oficial da Lua: 1,67 m/s^2
Raio Oficial da Lua : 1,738 * 10^3 m
g(Lua) = [R(Lua) x FERT]- R(Lua)
g(Lua) = [(1,738 * 10^3 m) * 1, 000 000 768 787 237 x] - 1,738 * 10^3 m
g(Lua) = 1,336 m/s^2
Gravidade Oficial da Lua / Gravidade Radial da Lua:
1,67 m/s^2 / 1,336 m/s^2 = 1,25 x
Velocidade do Padrão de TV NTSC e PAL-M = 30 quadros por segundo
Velocidade do Padrão Internacional de Cinema = 24 quadros por segundo
30 quadros por segundo / 24 quadros por segundo = 1,25 x
Arquivos inexplicados da NASA
É possível traduzir as legendas para o português.
Ponto para a expansão radial !
fonte:
https://www.tapatalk.com/groups/gsjournal/the-four-main-reasons-why-the-two-theories-of-rela-t9406.html#p45150
As explicações para este detalhe são várias. A expansão radial terrestre, decorrente da entropia é mais uma entre várias explicações.
Eu gostaria muito de continuar com minhas críticas às suas explanações, sentindo que elas sejam construtivas, mas para isso eu teria que continuar na ilusão de estar sendo "precioso" aos seus ideais. Porém, percebendo a situação do debate, felizmente senti a desilusão.
Com o seu citado acima, que se refere aos fatores que sua "teoria" defende serem as responsáveis às temperaturas dos pólos, enxerguei que estou sendo muito destrutivo nessa intensa busca, inerente a um criticastro, com puros objetivos de derrubar por terra todos os princípios que fundamentam a "teoria da expansão radial".
Peço desculpas por ter sido criteriosamente injusto até então. E, peço desculpas, também, por não mais desejar criticar os enunciados da sua teoria. Pois vejo que isso só causará destruição.
Espero que você seja sábio o bastante (e tenho muitas certezas que sim) para entender as minhas colocações. É bem como diz um famoso ditado: "Se não pode com eles, junte-se a eles".
Eu desejo que você aprimore mais e mais essa "teoria" até que possa escrever um livro à altura de ser lido pelos influentes da área.
Não me sinto preparado o suficiente para lhe ajudar com isso. Mas, sempre que eu puder, darei umas olhadinhas em suas explanações daqui e dali, e, caso encontre algo “construtivo” para lhe passar, o farei com muito prazer.
Um forte abraço de seu amigo Casasanta.
tenho visto muita gente com esse posicionamento destrutivo
e pior a maioria aparecem com argumentos esdrúxulos e depois é asism pq é ..
é importante ter mente aberta uma teoria pode parecer errada até
mas derrepente é assim porque ela ainda esta incompleta
parabéns Casasanta que esse tipo de atitude seja copiado por muitos
Xevious- Físico Profissional
Fui vítima de 'destrutivismo' assim e quase fui a óbito
eu tenho pressão alta, a discussão no grupo de whats, elevou minha adrenalina muito
depois de ter saído do grupo, meia hora depois, já mais calmo
minha pressão tava em 22x11 e coração a 98
estavam falando de assuntos interessntes e eu falei de uma teoria minha relacionada
aí vieram contestações e coisas bem simples de serem respondidas e portanto continuar como sendo algo como possível essa minha teoria
mas recusavam que minhas argumentações eram válidas então tinha que sair atrás de provas documentais
isto aconteceu diversas vezes sempre achando uma documentação pra validar meu argumento
aí mostrei um lugar onde tinha uma teoria minha(outra) que também seria como argumento
ele até achou a teoria interessante, mas aí passou a dizer que não era eu que tinha escrito
Argumentações simples como
Ah, no whats tu escrevia sem pontuação e acento, tudo errado
resposta simples: corretor e ponto final
mas aí o cara se recusou, tipo, chega num ponto que da pra ver que o cara não quer mais pensar colaborativamente, mas quer só ganhar alguma discussão só por que quer vencer o outro.
sinto muito pelo desabafo. [off-topic]
mas foi algo importante pra mim (quase bati as botas!)
eu tenho pressão alta, a discussão no grupo de whats, elevou minha adrenalina muito
depois de ter saído do grupo, meia hora depois, já mais calmo
minha pressão tava em 22x11 e coração a 98
estavam falando de assuntos interessntes e eu falei de uma teoria minha relacionada
aí vieram contestações e coisas bem simples de serem respondidas e portanto continuar como sendo algo como possível essa minha teoria
mas recusavam que minhas argumentações eram válidas então tinha que sair atrás de provas documentais
isto aconteceu diversas vezes sempre achando uma documentação pra validar meu argumento
aí mostrei um lugar onde tinha uma teoria minha(outra) que também seria como argumento
ele até achou a teoria interessante, mas aí passou a dizer que não era eu que tinha escrito
Argumentações simples como
Ah, no whats tu escrevia sem pontuação e acento, tudo errado
resposta simples: corretor e ponto final
mas aí o cara se recusou, tipo, chega num ponto que da pra ver que o cara não quer mais pensar colaborativamente, mas quer só ganhar alguma discussão só por que quer vencer o outro.
sinto muito pelo desabafo. [off-topic]
mas foi algo importante pra mim (quase bati as botas!)
Ô Xevious, que maçada!
Pela minha idade, sou freguês do atenolol há alguns anos.
Nessa fase, precisamos estar alertas às armadilhas da vida real e aos ataques virtuais da rede.
Mantenha o pavio molhado, pois ele encurta com o avanço da idade. E a bomba acaba explodindo dentro de nós mesmos.
Cuidado com debates acalorados!
Infelizmente, não existe ciência isenta e independente; o conhecimento sempre esteve atrelado ao poder.
Isso pode ser observado até em tribos primitivas: em todas elas há um cacique e um pajé, a ameaçar e a disputar as preferências do grupo.
A religião já foi preponderante na história ocidental e causou muitos estragos. Mas a ciência e governos laicos não ficaram atrás; basta ver o que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki.
Procure ambientes amigáveis e faça da discussão da ciência uma forma de diversão.
Parece bobagem, mas aprendi muito com o movimento dos terraplanistas, não em termos de ciência, mas em termos humanísticos.
Algumas pessoas espumam de raiva quanto se toca nesse assunto.
Mas é interessante conhecer a argumentação dos terraplanistas, algumas são pueris, outras são muito interessantes.
É muito bom o debate de idéias, sem ataques pessoais.
Se o debate torna-se uma batalha, caia fora.
Pela minha idade, sou freguês do atenolol há alguns anos.
Nessa fase, precisamos estar alertas às armadilhas da vida real e aos ataques virtuais da rede.
Mantenha o pavio molhado, pois ele encurta com o avanço da idade. E a bomba acaba explodindo dentro de nós mesmos.
Cuidado com debates acalorados!
Infelizmente, não existe ciência isenta e independente; o conhecimento sempre esteve atrelado ao poder.
Isso pode ser observado até em tribos primitivas: em todas elas há um cacique e um pajé, a ameaçar e a disputar as preferências do grupo.
A religião já foi preponderante na história ocidental e causou muitos estragos. Mas a ciência e governos laicos não ficaram atrás; basta ver o que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki.
Procure ambientes amigáveis e faça da discussão da ciência uma forma de diversão.
Parece bobagem, mas aprendi muito com o movimento dos terraplanistas, não em termos de ciência, mas em termos humanísticos.
Algumas pessoas espumam de raiva quanto se toca nesse assunto.
Mas é interessante conhecer a argumentação dos terraplanistas, algumas são pueris, outras são muito interessantes.
É muito bom o debate de idéias, sem ataques pessoais.
Se o debate torna-se uma batalha, caia fora.
A substituição de fotos da trilha desse tópico tem sido uma grande maçada. Por exemplo, uma mesma foto pode aparecer em várias páginas de uma certa trilha e também em outros tópicos. Logo, é necessária uma varredura constante no trabalho de revisão.
A indexação de imagens é complicada, pois no atual provedor, uma foto é caracterizada por 14 dígitos, enquanto no provedor do Física2100 é caracterizada por oito dígitos, mas dois dígitos pertencem ao organizador do fórum.
A quem possa interessar, peço que salvem em seus próprios computadores as trilhas favoritas, pois não sei qual será o grau de dificuldade e o prazo para atualizar as fotos de minhas 1872 mensagens, postadas ao longo desses longos e bons anos.
A substituição de fotos da trilha desse tópico tem sido uma grande maçada. Por exemplo, uma mesma foto pode aparecer em várias páginas de uma certa trilha e também em outros tópicos. Logo, é necessária uma varredura constante no trabalho de revisão.
A indexação de imagens é complicada, pois no atual provedor, uma foto é caracterizada por 14 dígitos, enquanto no provedor do Física2100 é caracterizada por oito dígitos, mas dois dígitos pertencem ao organizador do fórum.
A quem possa interessar, peço que salvem em seus próprios computadores as trilhas favoritas, pois não sei qual será o grau de dificuldade e o prazo para atualizar as fotos de minhas 1872 mensagens, postadas ao longo desses longos e bons anos.
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 21st outubro 2018, 18:54, editado 2 vez(es)
Em postagem passada , encontramos uma divergência objetiva entre a visão newtoniana e visão fantástica no que diz respeito ao cálculo da gravidade lunar.
Se a aceleração da gravidade lunar no campo fantástico depende tão somente do raio da lua, incorremos numa séria divergência aos cálculos obtidos por Newton.
Cálculo da Aceleração Lunar pela hipótese da expansão fantástica
fert (fator de expansão fantástica), baseado no raio terrestre, admitido como fator "universal" =
fert = [6 371 000 + 9,8] / 6 371 000 = 1,000 001 538 x
Aplicando-se o fert ao raio da Lua:
Raio da Lua: 0,27 x 6 371 000 m = 1 720 170 m
Expansão do raio da Lua após um segundo = 1 720 170 m x 1,000 001 538 = 1 720 172,645 621 460 m
Raio da Lua após um segundo - Raio da Lua em tempo zero = aceleração da Lua
1 720 172,645 621 460 m - 1 720 170 m = 2,645 ... m/s^2
Aceleração da Lua, considerando-se apenas o raio lunar:
2,645 m/s^2
De acordo com Newton...
1,62 m/s^2
Logo, se um homem pesa 80kgf na Terra, pesará na Lua...
- Pelo cálculo fantástico pesará 21,59 kgf;
- Pelo cáculo newtoniano pesará 13,11 kgf.
Vamos agora às melhores provas de gravidade lunar, baseadas em filmes da NASA:
endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=NxZMjpMhwNE
Um astronauta aciona um pêndulo na Lua. Pelos cálculos da frequência de oscilação do pêndulo, chega-se ao valor de 1,54 m/s^2, bastante próximo do valor "oficial" newtoniano de 1,62 m/s^2
O filme desafia os céticos. Quando o filme é rodado 40 % mais rápido, a fim de que o pêndulo atinja a velocidade angular terrestre de 9,81 m/s^2, os astronautas oscilam numa velocidade anormal para um ser humano.
A cena seguinte faz referência à queda livre de uma bolsa arremessada pelo astronauta. A bolsa faz uma trajetória parabólica de 4,6 segundos. Na cena, não há resistência do ar. À partir do ponto mais alto da bolsa (apex), incia-se o cálculo de queda livre.
Pela fórmula aplicada, chega-se ao valor da aceleração lunar de 1,57 m/s^2, mais próximo do valor "oficial" newtoniano de 1,62 m/s^2. Ao acelerar o filme em 40% (para chegar-se ao valor de 9,81 m/s^2) o astronauta executaria um movimento sobre-humano.
A última prova é a queda de uma pena de pássaro e um martelo. As duas peças caem na mesma velocidade, etc, etc... Outras cenas aceleradas a 40% demonstram outros movimentos velozes, sobre-humanos.
A hipótese da expansão fantástica ficou no mato sem cachorro ?
O que estaria errado nos cálculos de pouso das duas missões?
TEORIA DE CONSPIRAÇÃO
Outra vez !?
Notar os tempos de tomada das cenas:
I - Intervalo da Tomada de Imagem do Pendulo
0:20 até 0:41
Tempo total da tomada: 21 segundos
II - Intervalo da Tomada de Imagem do Choque do Bastão na Sacola
1:24 até 1:31
Tempo total da tomada: 7 segundos
III - Lançamento manual de objeto
3:36 até 3:47
Tempo total da tomada: 13 segundos
IV - Queda Livre de Pena e Martelo
3:49 até 3:51
Tempo total da tomada: 2 segundos
V - Vai e Vem de Astronauta de Costas
4:15 até 4:34
Tempo total da tomada: 19 segundos
VI - Astronauta Jogando Golfe
4:36 até 4:45
Tempo total da tomada: 9 segundos
Conclusão:
Nenhuma cena dura mais que um voo balístico na atmosfera terrestre, isto é: cerca de 20 segundos.
Um voo balístico suprime a gravidade terrestre em quase 100%, durante 20 segundos.
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 21st outubro 2018, 18:57, editado 1 vez(es)
Antes do disparo
Após disparo
As bolas se distanciam do centro após o disparo e aparentemente "se aproximam" umas da outras, mas elas precisam partir de um angulo de aproximação menor que noventa graus.
Recomendo aos interessados por essa questão retomarem à trilha:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1237p220-gravidade-ao-ou-reao#10730
Antes do disparo
Após disparo
As bolas se distanciam do centro após o disparo e aparentemente "se aproximam" umas da outras, mas elas precisam partir de um angulo de aproximação menor que noventa graus.
Recomendo aos interessados por essa questão retomarem à trilha:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1237p220-gravidade-ao-ou-reao#10730
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 6th abril 2019, 12:12, editado 8 vez(es)
A sonda LADEE, exploradora da atmosfera lunar, terminou sua missão na quinta-feira do dia 17 de março.
Por se tratar de um assunto que põe a gravidade radial lunar em cheque, fomos à rede em busca de dados:
Inovação Tecnológica:
A NASA confirmou que a sonda espacial LADEE (Explorador da atmosfera e da poeira ambiente lunar, em tradução livre) caiu na
superfície da Lua, conforme planejado, na última quinta-feira.
NASA:
10:59 p.m. PDT Thursday, April 17
Ground controllers at NASA's Ames Research Center in Moffett Field, Calif., have confirmed that the Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE) spacecraft has impacted the surface of the moon, as planned. Additional information will be posted as it becomes available here at: http://www.nasa.gov/ladee
Inovação Tecnológica:
A órbita da sonda já vinha decaindo naturalmente após a fase final de sua missão científica, feita em uma altitude extremamente baixa, um recorde entre 12 e 60 km, mas que chegou a meros dois quilômetros da superfície lunar nos últimos dias, antes que seus motores fossem acionados pela última vez para o mergulho final.
SPACE.com:
Because the flight plan required LADEE to maintain a very low-altitude lunar orbit, its extended science mission was put on course for a dramatic end on April 11, when NASA used the last of the unmanned probe's fuel to put it into a very low lunar
orbit only about 1 to 2 mi (2 to 3 km) above the lunar surface.
Inovação Tecnológica:
"No momento do impacto, a LADEE estava viajando a uma velocidade de 3.600 quilômetros por hora," disse Rick Elphic, cientista do projeto. "Não há nada gentil em um impacto a essas velocidades - é apenas uma questão de se a LADEE fez um buraco em uma encosta ou deixou detritos espalhados por uma área plana. Será interessante ver que tipo de característica a LADEE criou."
SPACE.com:
"At the time of impact, LADEE was traveling at a speed of 3,600 miles per hour [5,800 km/h] — about three times the speed of a high-powered rifle bullet," Rick Elphic, LADEE project scientist at NASA's Ames Research Center in California, said in a statement. "There's nothing gentle about impact at these speeds — it's just a question of whether LADEE made a localized craterlet on a hillside or scattered debris across a flat area. It will be interesting to see what kind of feature LADEE has created."
Nosso interesse por esses dados é obter a diferença entre a previsão da gravidade radial Lunar, gravidade oficial e gravidade calculada através da queda da sonda LADEE. Como o momento do choque aconteceu a 3 km da superfície lunar, esse valor poderá ser desprezado nos cálculos.
De acordo com Newton, podemos calcular a velocidade necessária para um corpo perder totalmente seu peso:
g = v^2 / r
Gravidade Lunar Oficial: 1,622 m/s^2
Raio da Lua: 1.737.400 m
Gravidade Radial Lunar: 2,728 m/s^2
Gravidade do site Inovação Tecnológica:
g = 0,575 m/s^2
Erro crasso. O tradutor da IT confundiu milhas com quilômetros.
Gravidade do site SPACE.com
g = 1,493 m/s^2
O erro foi bem menor em relação a gravidade oficial.
A unidade de medida utilizada no cálculo é a milha terrestre, que é igual a 1.609,344 metros.
Gravidade a partir de milhas náuticas:
Milha náutica = 1.852 metros
g = 1,97 m/s^2
Para saber mais:
http://www.nasa.gov/mission_pages/ladee/main/#.U1uE11VdVA0
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sonda-nasa-cai-superficie-lua&id=010130140422#.U1uEOlVdVA0
http://www.space.com/25551-nasa-moon-probe-crash-ladee-spacecraft.html
https://www.youtube.com/watch?v=NxZMjpMhwNE
Bem, ainda não mediram a gravidade em solo lunar ...
Faço citação desse antigo post por um motivo muito simples:
Utilizei cálculos newtonianos para o satélite sinistrado baseado nessa fórmula:
fcp = v^2/r
Ou seja:
força centrípeta é igual a velocidade ao quadrado divida pelo raio.
Como o satélite estava muito próximo da Lua, desprezei a altitude de 3000 metros.Gravidade do site SPACE.com
g = 1,493 m/s^2
O erro foi bem menor em relação a gravidade oficial.
A unidade de medida utilizada no cálculo é a milha terrestre, que é igual a 1.609,344 metros.
Se considerarmos que o satélite ENCONTRAVA-SE EM ÓRBITA MUITO BAIXA...SPACE.com:
"At the time of impact, LADEE was traveling at a speed of 3,600 miles per hour [5,800 km/h] — about three times the speed of a high-powered rifle bullet," Rick Elphic, LADEE project scientist at NASA's Ames Research Center in California, said in a statement. "There's nothing gentle about impact at these speeds — it's just a question of whether LADEE made a localized craterlet on a hillside or scattered debris across a flat area. It will be interesting to see what kind of feature LADEE has created."
... A EQUAÇÃO ADEQUADA SERIA ESTA:
[(5.800.000 m / 3600 s)^2 +(5.800.000 m/3600 s)^2]^1/2]^2 / 1.737.400 m =
{SQR [(1.611 m/s)^2 + (1.611 m/s)^2)]}^2 / 1.737.400 m = 2,98 m/s^2
= 2,98 m/s^2 !!!
DADOS COMPARATIVOS
[PERDA DE] Gravidade do site SPACE.com:
g = 1,493 m/s^2
Gravidade Lunar Oficial: 1,622 m/s^2
Gravidade Radial Lunar: 2,728 m/s^2
Tirem suas conclusões, senhores ...
O "despejo" de todas as fotos acontecerá no mês de novembro próximo.
Trata-se de uma quebra unilateral de contrato, pois pago por esse serviço, desde que foi disponibilizado por esse provedor de internet.
Como não espero por milagres, embora eles aconteçam, estou correndo atrás do relógio para atualizar essa trilha.
No trabalho de revisão, encontrei na página oito uma pegunta que respondo no rodapé dessa postagem.
Afinal, porquê?
NÃO HÁ CONTATO MATERIAL DO SATÉLITE COM NADA. EXISTE AÇÃO, MAS NÃO EXISTE REAÇÃO?
O satélite está sob uma velocidade tangencial. De acordo com Newton, o satélite continua a "cair". Logo seu peso não pode ser "sentido".
O "despejo" de todas as fotos acontecerá no mês de novembro próximo.
Trata-se de uma quebra unilateral de contrato, pois pago por esse serviço, desde que foi disponibilizado por esse provedor de internet.
Como não espero por milagres, embora eles aconteçam, estou correndo atrás do relógio para atualizar essa trilha.
No trabalho de revisão, encontrei na página oito uma pegunta que respondo no rodapé dessa postagem.
Jonas Paulo Negreiros escreveu:Às vezes me aborrece reconhecer que me faz falta a matemática.
A física depende da observação e livre imaginação e matemática.
A matemática, por sua vez, depende de memória, disciplina.
É certo que também há criatividade no desenvolvimento da matemática, mas durante a resolução de um problema, no qual as ferramentas matemáticas estão prontas, qualquer deslize provoca um desastre. É preciso estar atento ao extremo.
Quando Arquimedes estava às voltas com problema da densidade da coroa do rei, o que prevaleceu na solução do problema: sua imaginação ou sua capacidade matemática?
Tinha o sábio grego fórmulas de volume suficientemente boas para calcular o volume da coroa do rei ?
Voltando ao problema anterior, conforme citações feitas:
Imaginemos esta condição:
Uma torre de 35.622.000 metros é montada sobre a superfície da Terra. No pico da torre é fixada uma bola de cor verde cuja massa é de 1 kg.
Nessa condição, somada a expansão radial terrestre e expansão radial da torre, a bola verde estaria sofrendo uma aceleração de aproximadamente 64,5 m/s^2 ou pesando o equivalente a 6,58 Kgf.
Mas, por que um satélite geoestacionário, conforme a situação abaixo, não tem peso algum?
(Notar que a velocidade do satélite geo-síncrono da primeira figura é dada em km/s e a velocidade da postagem atual é dada em m/s)
Repito a pergunta:
Mas, por que um satélite geoestacionário, conforme a situação abaixo [acima], não tem peso algum?
Na verdade o satélite, de acordo com as bases da dinâmica newtoniana, precisa "pesar" ao menos 457 gf. No entanto, dentro do satélite, esse peso "não é sentido"!!!
Afinal, porquê?
NÃO HÁ CONTATO MATERIAL DO SATÉLITE COM NADA. EXISTE AÇÃO, MAS NÃO EXISTE REAÇÃO?
O satélite está sob uma velocidade tangencial. De acordo com Newton, o satélite continua a "cair". Logo seu peso não pode ser "sentido".
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 28th outubro 2018, 10:28, editado 1 vez(es)
Mais perguntas respondidas...
Por que a água gira quando desce em numa pia...
RESPOSTA:
O giro da água independe das forças de Coriolis. O giro da água é um truque da natureza. A água está em estado líquido, logo suas moléculas estão sob agitação. Quando a água escoa numa pia em forma de turbilhão, percebe-se que esta é a forma mais organizada da pia esvaziar-se ao menor tempo possível .
... e o foguete gira quando sobe?
RESPOSTA:
Trata-se de um artifício de engenharia. Os lemes do foguete são suavemente empenados em forma de hélice, de modo que o foguete gira cada vez mais rápido durante a subida. Tal artifício provoca um efeito giroscópico no corpo do foguete. Dessa maneira, como corpo girante, o foguete tem sua subida mais estável.
RESPOSTA:
O giro da água independe das forças de Coriolis. O giro da água é um truque da natureza. A água está em estado líquido, logo suas moléculas estão sob agitação. Quando a água escoa numa pia em forma de turbilhão, percebe-se que esta é a forma mais organizada da pia esvaziar-se ao menor tempo possível .
... e o foguete gira quando sobe?
RESPOSTA:
Trata-se de um artifício de engenharia. Os lemes do foguete são suavemente empenados em forma de hélice, de modo que o foguete gira cada vez mais rápido durante a subida. Tal artifício provoca um efeito giroscópico no corpo do foguete. Dessa maneira, como corpo girante, o foguete tem sua subida mais estável.
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 13th julho 2020, 17:20, editado 2 vez(es)
RESPOSTA:
A situação do turbilhão que se forma da saída da água pelo ralo da pia pode ser analisada de uma forma simples:
Antes da retirada do tampão da pia temos uma situação semelhante a figura acima. Pela pressão hidrostática, as moléculas de água próximas ao tampão (que se encontra no centro da pia) têm suas forças hidrostáticas equilibradas, além da força normal do fundo da pia que equilibra-se com o peso das moléculas.
Ao retirar o tampão, cessa a reação normal do fundo da pia. A situação imediata fica como a figura abaixo:
Quando a água começa a escoar-se, temos uma nova situação de equilíbrio hidrodinâmico:
Se o turbilhão gira muito lentamente, voltamos quase à situação inicial, conforme figura abaixo:
Pouca água pode escoar pela desordem formada por forças antagônicas das moléculas.
Quando as moléculas da água se organizam num movimento circular, conforme figura abaixo...
... o fator limitador da velocidade de escoamento é a força centrípeta, que reduz a área de passagem da água para a parte inferior da pia.
Os dois elementos, antagônicos e limitantes citados acima, devem encontrar uma situação de "equilíbrio dinâmico", a fim de que a água seja totalmente escoada no menor tempo possível.
Para saber mais:
https://fisica2100.forumeiros.com/t1564-anulao-de-foras#11352
Última edição por Jonas Paulo Negreiros em 13th julho 2020, 17:22, editado 1 vez(es)
Se a radiação cósmica de fundo das microondas também "desvia para o vermelho" isto é, reduz sua frequência com a passagem do tempo, é possível que essa radiação seja originada de estrelas distantes que já ultrapassaram a velocidade da luz.
Essa é uma possibilidade plausível, desde que nos libertemos do engessamento das "Teorias do Bom Velhinho"
Será que a radiação de fundo das microondas são, na verdade, ondas luminosas de um passado longínquo, que aumentaram o comprimento de onda à maneira que a expansão cósmica marchava (e continua a marchar) em velocidade exponencial e ultra-luminar?
Mmline- Membro Regular
Obrigado, Mmline!Mmline escreveu:Estou vendo que você Jonas continua firme e forte com suas convicções , continue.........
Na verdade, por puro prazer, continuo a explorar "nichos" desprezados pelo "mainstream".
Afinal, graças ao Bom Deus, ainda tenho algum tempo a perder !